domingo, 14 de novembro de 2010

Eu fui! Irlanda: Skerries Beach

Semana passada estive em Rathcoole, sul de Dublin, por causa do meu emprego que virou decepção (saiba mais sobre emprego na irlanda aqui e aqui). O fato é que era tarde e eu não sabia como voltar e SE tinha como voltar!

De repente eu me senti no meio da civilização quando eu vi o ônibus azul e amarelo de Dublin (GREAT!), após isso uma curiosidade surgiu: qual seria a linha de ônibus mais longa aqui em Dublin. Fucei na internet e descobri que as linhas 33 (norte de Dublin) e 65 (sul de Dublin) são as mais longas. Então fui verificar no site da Dublin Bus e descobri que a linha 33 possui um trecho a beira-mar com várias parias e ilhas, o nome da localidade é Skerries Beach.

No dia seguinte saí bem cedo, o tempo estava ótimo com muito sol, mas muito frio. O ônibus sai da Lower Abbey Street, no centro. Já havia visto no site da Dublin Bus os horários e havia um legal, a tarifa é €3,50 por trecho, mas os passes são válidos (veja como pegar ônibus em Dublin aqui). O tempo de viagem é de uma hora e meia.

Bom, chega de papo e vamos às fotos!
Chegando na praia o tempo havia virado, mas já estava lá mesmo...
Praia é praia e eu tenho que entrar na água (mesmo que me arrependa depois), coloquei o pé na água e depois parecia vara verde tremendo (rs). Depois passou o frio, já que eu nem sentia mais os pés... hahaha
Uma vista geral de Skerries Beach. A praia possui várias casas muito bonitas, cada uma com seu "barquinho" particular =)
Um dos problemas ali é a maré que esvazia muito e enche muito também permitindo a entrada de água nas casas. Por isso eu vi muitos sacos de areia nos portões.
Vista da maior ilha, Shenick Island. Seu nome vem da palavra gaélica 'sionnach' e significa raposa. Em 1878 houve uma "guerra" entre o landlord de Skerries Beach, Ian Hamilton, e os fazendeiros da localidade vizinha, Rush, que iam a Shenick Island buscar algas marinhas para usar como adubo. Então Hamilton quis cobrar impostos pelo uso das algas, o que não foi bem aceito pelos outros. Hamilton então construiu um muro que foi derrubado e a briga parou na justiça, em 1896 foi decidido que era certo cobrar pelo uso das algas e assim foi até 1946. Em 1987, a ilha tornou-se santuário ecológico. O legal é que na maré baixa, é possível ir até a ilha a pé, embora isso não seja recomendado, já que a maré sobe rápido e você poderá ficar ilhado, literalmente. 
Martello Tower em Red Island. Na verdade essa já não é mais uma ilha, pois era muito próxima do continente e foi aterrada. A Martello Tower possui paredes de dois metros e meio e nos últimos tempos foi alterada, no topo havia um canhão que poderia atirar para qualquer lado.
Skerries Beach e ao fundo Shenick Islanda, a maré baixou e a praia virou deserto.
Já era possivel chegar até a ilha a pé =)
Apesar de ter ficado nublado todo o dia, ter feito muito frio e até chovido, no fim do dia o sol apareceu e nos presenteou com um belíssimo pôr-do-sol.
Próximo à rua principal há essa bela igreja e ao lado dela um cemitério com uma torre, infelizmente já estava tudo fechado devido ao horário de inverno.
Já no final do dia fui ver um dos moinhos holandeses na irlanda =)
Fica dentro de um belo parque ao lado da igreja, no local havia um mercado. 
O melhor de tudo é que o passeio saiu muito barato, as paisagens são deslumbrantes e é um local fora do comum, onde todo mundo vai! Depois bastou pegar o ônibus 33 e voltar para Dublin.

Até a próxima!

3 comentários:

Rodolfo Collin disse...

Olá!!!
Cara, realmente as paisagens são lindas e esse passeio vale muito a pena pelo preço que se paga. Quando eu chegar aí, em Janeiro, pretendo fazer esse tipo de coisa pra conhecer bastante a Irlanda, e certamente pedirei dicas pra você. Você foi sozinho? Achei bem legal. E achei engraçado a foto do seu pé pálido de frio! hehehe.

Sucesso sempre aí! :)
Tem post novo no meu caderno.

Abração.

Rodolfo

Sávio disse...

Oi Rodrigo! Tudo bem?

A ansiedade cada vez maior, não é? haha

Se precisar de dicas, basta pedir! Eu acho o máximo ir em lugares em que a maioria não vai, melhor ainda quando a sou retribuído com uma paisagem como essa! É certo que voltarei lá no verão e quanto ao pé, só ele sabe o quanto sofreu =)

Vou ler seu caderno.

Abraços

Marcondes

Rodolfo Collin disse...

Isso aí! :)

Abração!