quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Transporte em Dublin: Ônibus

Cá estou eu mais uma vez! Hoje paguei um mico no ônibus (já vou contar) e com ele aprendi alguns detalhes importantes de como circular aqui em Dublin e região. Falarei dos meios de transportes que servem a maior cidade da(s) Irlanda(s) e suas peculiaridades, o primeiro, é claro, é o famoso ônibus!

A exemplo do Reino Unido, os ônibus aqui também têm dois andares. São iguais aos que circulam em Londres, mas aqui eles não são vermelho CMTC, e sim azul e amarelo, o que os deixa mais bonitos.

Como pegar o ônibus?

Igual a gente pega no Brasil! Basta ir para um ponto (veja imagem abaixo), esticar o braço e o ônibus vai parar exatamente no ponto. Isso é ótimo porque você não precisa sair correndo atrás dele na chuva! Todo dia eu agradeço por isso, pois eu já corri muito atrás de ônibus em São Paulo, mas não vem ao caso. Não esqueça que aqui a mão é inglesa e você deverá pegar o ônibus "do outro lado da rua".
Ônibus parado no ponto, todos são padronizados com o logotipo da Dublin Bus. source
Aqui não tem cobrador, então a gente paga direto para o motorista ou compra um dos diversos passes, explicarei as opções mais abaixo. Se você for pagar a tarifa, mantenha-se à esquerda e caso tenha um passe, entre pela direita e valide seu passe nas máquinas. Bom, o motorista fica em uma cabine super protegida, assim que você entrar deverá falar quanto vai pagar ou dizer para onde vai e o motorista lhe dirá o valor.

As moedas devem ser colocadas nessa caixinha. source
IMPORTANTE: Certifique-se de que você tem o valor para pagar a tarifa em MOEDAS!!! Notas não são aceitas de forma alguma!
Não há troco nos ônibus, portanto, caso haja valor excedente, o motorista emitirá um cupom. Guarde-o e pegue seu troco na Dublin Bus: 59 Upper O' Connell Street, Dublin 1.
IMPORTANTE 2: Verifique sempre seu bilhete, pois às vezes o motorista não vê que você pagou mais e não emite o seu troco.

Tarifas
As tarifas são divididas de acordo com a distância que você vai percorrer. Elas estão dividas em estágios, segue a listinha.

City Centre Fare: €0,50 (válida somente no centro da cidade, nos pontos com a sinalização "City Centre Fare".
Estágios 1 - 3: €1,15 
Estágios 4 - 7: €1,60 (normalmente você pagará essa) 
Estágios 8 - 13: €1,80
Acima do estágio 13: €2,20 (Aeroporto, Dún Laoghaire e regiões mais afastadas)
Subúrbio 1: €2,20 (Regiões bem mais afastadas, por exemplo, Rathcoole)
Subúrbio 2: €3,50 (Para regiões como Skerries Beach)
Subúrbio 3: €4,50 (Última tarifa, essa já deve ser fora da Irlanda de tão longe) rs
Parada sinalizada com a City Centre Fare. source
Ticket emitido pelo motorista. Aqui é uma tarifa para acima do estágio 13 (Swords, região do aeroporto). source
Passes
Além da tarifa avulsa, que você paga ao motorista (com moedas apenas, não se esqueça), você pode (deve, se usar com frequência) comprar os passes. Eles podem ser comprados em qualquer estabelecimento com o logotipo da Dublin Bus. Estudantes portadores da carteirinha da Trinity têm várias opções: 5 dias €15,70 e 30 dias €78,00 ou 7 dias ônibus e Luas €25,00 e 30 dias ônibus e Luas €86,00. Lembrando que os passes de ônibus são para dias não consecutivos. Já no caso do passe conjugado com o Luas, os dias são corridos, contando a partir da data da compra.

Caso você tenha um passe, deverá validar sempre que embarcar no ônibus, as máquinas ficam do lado direito.

O mico
Demorei, mas vou contar. Eu comprei um passe de 7 dias conjugado ônibus e Luas. Como eu não sabia, perguntei ao motorista como fazia para validar, ele não entendeu nada do que eu disse e vice-versa. Não validei e viajei de graça sem querer. Na volta, como eu não sabia e já havia descoberto que o passe não precisava ser validado no Luas, entrei no ônibus e subi, pois eu adoro andar lá em cima no primeiro banco vendo tudo. Eis que o alto falando do ônibus é ligado e o motorista falou algo, pensei "não é comigo" e sentei. Novamente o alto falante, pensei "definitivamente, é comigo!" e desci, o motorista (e todos os passageiros) estavam me esperando e me olhando (hahaha), o motorista perguntou se e tinha um ticket válido, eu disse que sim, tirei a luva, mostrei o passe e todo mundo olhando e o ônibus ainda parado. Ele disse para eu validar, eu o fiz e depis subi, ainda bem que não havia ninguém lá em cima hahaha.

Agora eu aprendi e vocês também. Não se esqueçam de validar seu bilhete e de pagar, claro! Embarcar no ônibus e não pagar pode gerar multa de €50,00 e ainda passar vergonha e isso ninguém quer né?

O segundo post será sobre o Luas. Espero que tenham gostado!

Links úteis

Um comentário:

Wellington Lacerda disse...

Passei 10 dias em Dublin, fiquei encantando pela Cidade e pretendo voltar sempre que puder. Passagens de Avião mais baratas do que aqui dentro do Brasil.
A gente aprende muito com o povo Irlandês. Minha filha mora em Dublin e me deus dois netinhos de presente. São gêmeos!
O mais estranho foi o nascer e o pôr do Sol. o Sol não cruz o os Céus da irlanda, como faz aqui no Brasil. Foi uma experiência extraordinária, valeu!
Wellington Lacerda - Caruaru - PE.