sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Emprego na Irlanda, como conseguir?

Pois é, gente. Esse é o assunto que não quer calar. Eu cheguei aqui dia 22 de setembro, já falei das minhas primeiras impressões (veja mais aqui). Depois de ir na escola, começar a tirar a documetação e alugar um local para morar (veja como alugar casas em Dublin aqui) vem a hora de procurar emprego.
O primeiro mês é complicado pois gasta-se muito com alimentação, transporte, roupas de cama (afinal você está começando do zero né?), de mesa, banho, aluguel e depósito, GNIB, enfim... e o desespero bateu com três meses de antecedência (rs), até porque a crise está feia aqui na Irlanda, todo mundo está falando e eu estou VENDO. Se soubesse viria mais para frente, anyways...

Bom, a dica é COMECE A PROCURAR EMPREGO ANTES DE SAIR DO BRASIL. Por quê? Dá certo? Dá sim. Eu recebi ligação de um banco quando ainda estava no Brasil e vim com entrevista marcada (mas que não deu certo pois precisava falar inglês e espanhol, mas tudo bem).
Não desanimei e continuei procurando emprego, tenho cadastro no LinkedIn, Monster e sei-lá-mais-o-que e parei de usar tudo a favor do Jobs.ie porque é mais fácil de usá-lo, há boas vagas e eu acho bem mais prático e deu resultado.

Eu fui chamado para uma entrevista lá em Dun Laoghaire (pronuncia-se algo como Dã Liri e fica a uma hora de Dublin de ônibus ou 20 minutos de DART), fiz entrevista junto/ concorrendo com um polonês com inglês muito bom, mestrado e tudo mais. Eu sou humilde, então sou apenas formado em tradução e interpretação, brasileiro e sei lidar com o público respondi as perguntas e até aí tudo bem. Saí e fui pensar na vida olhando para o mar, desanimado porque pensei que tinha tudo dado errado, aqueles momentos deprê rápidos do tipo "que eu tô fazendo aqui?"
Parei para pensar na vida aqui.
No caminho de volta para casa eu vi que havia perdido uma ligação no celular, era outra empresa e fui para mais uma entrevista no dia seguinte e de quebra recebi a ligação de uma terceira empresa e também agendei  uma entrevista.

Resumindo, passei nas três entrevistas, todas para a mesma função em empresas diferentes. Uma eu dispensei porque pagava pouco, a outra agendou para terça e a primeira (lembra?) na qual eu fiquei desanimado por causa da concorrência, eu passei \o/.

Todo mundo que saber para o que é, certo? Promoter, bater de porta em porta, eu já fiz o teste como observador e ADOREI. Fomos para Swords (fica ao norte de Dublin), trabalharei com irlandeses, todos muito legais e o público aqui é muito educado sem contar que você não precisa empurrar goela abaixo o produto. A escola deu uma colher de chá, mas vamos ver o que acontece, fazer a experiência e se não der certo eu saio e o mais importante, continuar procurando. Enquanto isso o jeito é se preparar para o frio e para a educação dos irlandeses que são muito legais e dos meus co-workers. Começo na segunda =)

Por enquanto está tudo dando certo e eu estou fall in love com Dublin e com a Irlanda (mas não esqueci da galera do Brasil e tô com saudades).

Ficam a dicas
Não desanimar NUNCA
Mandar CVs SEMPRE
Use o Jobs.ie (para mim foi ótimo)
Use o FÁS também!
Não fique 24 horas procurando emprego, saia, passeie e relaxe, na hora certa tudo acontece :)

UPDATE
Oi gente, aquela vaga que eu passei não deu certo pois não daria para eu estudar. Então tive que abrir mão. A notícia boa é que eu participei ontem de uma entrevista para vaga de promoter em um grupo representante das grandes empresas aqui na Irlanda. Passei, fiz hoje o treinamento e começo na segunda com dois irlandeses e um polonês. Ótimo para começar a falar inglÊs (finalmente!)
Já estou aproveitando também o frio irlandês e a chuva, que por sinal "vem" na horizontal por causa do vento =)

Até mais e boa sorte!

8 comentários:

Ângela Flores disse...

Oláa Sávio
primeiramente queria dizer que sou completamente apaixonada pela Irlanda. E em um futuro bem próximo gostaria de ter a oportunidade de conhecer esse país.
E adoro esses blogs que mostram relatos de vivências em outro país. Eu acho fantastico, até porque parece que vivenciamos juntos com vocês.
Estou leha seguindo.... também tenho um blog, mas nada comparado ao seu..
Bjuss

Alessandra disse...

Olá Sávio, vou para Irlanda em fev 2011, obrigada por compartilhar suas experiências com a gente. Boa sorte no emprego...rs. e depois conta mais detalhes.Abcs Alessandra

Sávio disse...

Oi Alessandra! Obrigado por acompanhar o blog, pode ficar antenada que contarei como tudo ocorrerá!
Marcondes

FELIPE SANTIAGO disse...

Olá Sávio,

Muito importante seu blog, com dicas fantásticas. Já morei na Inglaterra e sei muito bem o que vc passou e ainda passa, agora minha jornada continua dia 22 de dzembro estou saindo aqui do Brasil rumo a Irlanda.Espero ter uma experiencia diferente, que eu sei que isso irá acontecer. Um super abraço e muito sucesso pra vc.

FELIPE SANTIAGO disse...

Olá Sávio,

Muito importante seu blog, com dicas fantásticas. Já morei na Inglaterra e sei muito bem o que vc passou e ainda passa, agora minha jornada continua dia 22 de dzembro estou saindo aqui do Brasil rumo a Irlanda.Espero ter uma experiencia diferente, que eu sei que isso irá acontecer. Um super abraço e muito sucesso pra vc.

Sávio disse...

Olá Felipe!

Que bom que está gostado, postarei sempre as novidades boas e não tão boas assim, as dificuldades mas também a parte boa. Acho legal poder ler a experiência de outras pessoas antes de se aventurar.
Como você á esteve na Inglaterra, vai tirar de letra seu intercâmbio aqui na Irlanda. Espero que goste daqui também.
Abraços

Unknown disse...

Olá Sávio, seu blog está desativado.
Tenho tantas dúvidas a respeito de como ir para Irlanda estudar.
Você ainda continua na Irlanda??
Tem alguma forma de contato que poderia passar para eu tirar algumas dúvidas?
Desde já agradeço.
Abraços, khamila

Sávio disse...

Olá Khamila,
Sim, estou na Irlanda ainda. Você pode fazer suas perguntas por aqui. Responderei assim que possível.
Recomendo desde já bastante a leitura de blogs e informações gerais, notícias, etc a respeito da Irlanda.
Eu realmente não posto mais por diversos motivos porém fico feliz de responder suas perguntas.

Abraços
Sávio