sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Eu fui! Irlanda: Galway - parte 1

Dia 25 de setembro (quase um mês atrás, shame on me) eu fui para Galway, desculpem não postar antes, mas não deu tempo já que estava correndo e fazendo inúmeras tarefas ao mesmo tempo e ainda fiquei sem internet. Mas chega de desculpas!

Marquei com duas amigas, a Priscila e a Patrícia (que me buscou no aeroporto) e fomos para Galway. Resolvemos sair no sábado de manhã e voltar no domingo no final do dia, desta forma poderíamos conhecer Galway em um dia e os Cliffs of Moher e a região de Galway no outro.

Fomos até a Busáras (rodoviária de Dublin) e compramos um bilhete de estudante ida e volta na Bus Éireann, há passes de ida, ida e volta no mesmo dia e para retorno em outra data. Paguei €18,00, achei caro, mas se comprar com antecedência no site o preço pode sair bem mais em conta.

O funcionário só não informou o tempo de viagem até Galway e, para nossa surpresa, pegamos um ônibus que parava em todas as towns (pequenos vilarejos) até Galway, levamos 5 horas para chegar lá, normalmente o trajeto direto leva metade do tempo. O legal foi ver várias paisagens e cidadelas minúsculas, mas muito bonitas.

Galway
É a quinta maior cidade da ilha da Irlanda e a terceira maior da República da Irlanda, ficando atrás de Dublin e Cork. Possui aproximadamente 70 mil habitantes e é uma cidade muito simpática. Parece Dublin, mas tem o seu estilo, tem sua personalidade e chega até a ser mais "aconchegante". É um dos melhores locais para conhecer pela sua localização, enquanto Dublin está na costa leste irlandesa, Galway está na costa oeste e as duas são ligadas por uma rodovia praticamente numa linha reta.

Chegando lá fomos para o Barnacles hostel (€19 a diária), deixamos as malas e fomos conhecer a cidade.
Rio Corrib, corta a cidade de Galway.
O tempo estava muito bom, segui para o porto. Muito limpo e organizado.
Galway Harbour.
Bem no centro de Galway, há a St. Nicholas' Collegiate Church. É a maior igreja medieval ainda em funcionamento na Irlanda. Ela foi fundada em 1320, ou seja, ela tem "só" 690 anos (mais de 100 anos mais antiga que o Brasil) e é dedicada para Saint Nicholas of Myra (São Nicolar de Mira ou Nicolau de Bari).
Outro fato muito interessante é há várias igrejas dedicadas a ele em outra cidades litorâneas na Europa, pois  ele é protetor dos marinheiros, comerciantes e principalmente amigo das crianças, hoje ele é conhecido como Papai Noel.
Igreja medieval ainda em funcionamento.

Oscar Wilde conversando logo cedo.
Eyre Square fica bem no centro de Galway.
No dia seguinte, pegamos um ônibus para fazer um tour pela região de Galway e co nhecer os Cliffs of Moher. Em outro post vocês verão as lindas paisagens irlandesas. 

Nenhum comentário: