terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como ir do aeroporto para o centro de Dublin

Eu fechei meu pacote de intercâmbio com a agência, mas tive a infeliz surpresa de descobrir no domingo anterior ao embarque (embarquei na terça) que não haveria traslado para mim em Dublin, aquele carro que te busca e deixa no local que você vai ficar. Pois é, se você fechou direto com a escola ou também não tem traslado, fique tranquilo. Essa é uma dúvida muito comum das pessoas que chegam aqui e vou detalhar as possiveis opções.

Independentemente de onde você vai ficar, o melhor é ir até a O'Connell Street, bem no centro de Dublin. Não tem como fugir dela e vale lembrar que as linhas de ônibus, Luas, Dart e Commuter passam no centro de Dublin e seguem para o seu destino.

Saindo do aeroporto você tem várias opções, veja só:

Opção 1 - A mais econômica
Linha 16A
Linha 16A é a mais econômica. source
Basta subir no ônibus e dizer ao motorista que vai para a O'Connell e pagar a tarifa (€1,60), lembre-se de que os ônibus não aceitam notas aqui e não dão troco em hipótese alguma, então antes de embarcar, arrume umas moedas no aeroporto.
Esse ônibus para em todas as paradas (óbvio, não?) e leva aproximadamente 1 hora até Dublin.
Depois eu explico como pegar o troco se você não tiver o valor exato. Mais informações e horários sobre este serviço podem ser obtidos no Dublin Bus.

Opção 2 - Airlink (€6,00)
Este serviço opera sem paradas e custa só um pouco mais e também te deixa bem no centro de Dublin.
O Airlink custa um pouco mais, mas é mais rápido. source
Caso opte pelo Airlink, estará no centro de Dublin em 30, 40 minutos aproximadamente. Super rápido e eficaz. A tarifa também é paga para o motorista. Caso você vá seguir viagem para o interior do país e ônibus, basta descer na última parada, Busáras, que é o terminal rodoviário de Dublin. Mas ATENÇÃO, para ir até a rodoviária pegue o ônibus 747. Outra opção é o 748 que também passa no centro e segue viagem até a Heuston Station, de onde partem trens para o interior da Irlanda. Mais informações e horários sobre este serviço podem ser obtidas no Dublin Bus.

Opção 3 - Voos noturnos
Pois é, mas e se o seu voo for noturno. Vindo do Brasil não será, mas em voos regionais e dentro da Europa, pode ser que sim. Nesse caso a opção é o AirCouch. Esse serviço é um pouco mais caro, mas pode ser pago e reservado com antecedência e serve o aeroporto de Dublin em horários alternativos.
O Aircoach serve o aeroporto de Dublin nos horários mais inusitados. source
Chegando no centro de Dublin veja qual será a melhor opção para você, use e abuse dos sites da Dublin Bus, Luas e Dart e faça o seu roteiro.

Agora você já sabe, não se desespere se chegar aqui e não tiver ninguém no aeroporto ou se quiser economizar, e faça tudo sem medo, a cidade é super segura, só não dar bobeira.

Boa viagem :)

Leia também:

Escolhendo o programa de intercâmbio

5 comentários:

Ângela Flores disse...

Olá sávio
Obrigada pela seu comentário e a visita em meu blog.
Olha a pelo que pesquisei o filme "Leap Year" foi gravado na cidade de Kerry e Tipperary. E parecem ser locais lindo.
E se parecem muito com as imagens feitas no filme P.S I love you também.
Olha é muito legal essas dicas que você deixa em seu blog para orientação de quem vive ai em Dublín. Se eu estivesse ai isso me ajudaria bastante.
Eu vejo essas dicas e acabo aprendendo também. Mesmo não utilizando-as.
Fica com Deus

Glaucinha disse...

Olá,

Adorei as dicas do blog, mas vc esqueceu de mencionar como fazer para pegar o troco nos ônibus
Irei a Dublin e vou sacar no caixa eletrônico assim que lá chegar e gostaria de saber como pega o troco, pois nao vou ter moedas.

Obrigada

Sávio disse...

Olá Glaucinha,

Eu falei mais sobre os ônibus em Dublin nesse post: http://irishexp.blogspot.com/2010/11/transporte-em-dublin-onibus.html

O troco você pode pegar no centro de Dublin, na própria companhia de ônibus. Lembre-se, sem moedas você não pode embarcar.

Abraços

Marcondes

Mauricio Pereira disse...

Olá estou querendo ir a Dublin nas férias e dae p Edinburgh e gostaria de saber sobre a imigração p turistas e se o pessoal da imigração dos 2 paises é embasada (rigorosa)

Sávio disse...

Ola Mauricio,

Como estudante você pode viajar para o Reino Unido sem problemas. Pois temos residencia na Irlanda. Como turista porém, o caso é mais delicado. Há pessoas que vão com pacotes e fazem esse roteiro mas eles podem barrar se quiserem, pois seu visto de turista é válido na Irlanda. Como na entrada no Reino Unido não há controle imigratório, apenas uma checagem de onde você vem, eles podem pegar no pé. Bom ter reservas de hotéis, passagem de retorno e dinheiro para comprovar suas reais intenções, melhor prevenir do que remediar.

Abraços,

Boa viagem