segunda-feira, 19 de julho de 2010

Escolhendo o programa de intercâmbio

Depois de saber por que fazer intercâmbio (saiba mais) e decidir fazer ou não, é hora de começar a ver as opções de destinos, programas de intercâmbio de trabalho ou estudo no exterior, agências de viagem, escolas...
Penso em fazer intercâmbio faz muito tempo, mas foi na faculdade que comecei a concretizar um sonho e    também pelo fato de ajudar muito na minha área de formação: Tradutor e Intérprete.
Por onde começar?
Feiras de intercâmbio reúnem
vários países.
Visitando a Feira do Estudante do CIEE, ou o Salão do Estudante que acontece durante todo o ano em diversas cidades. Esses eventos são gratuitos e possibilitam conhecer várias opções de intercâmbio no mundo todo.
Pensava em Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e até África do Sul, mas foi no salão do estudante de 2008 que tive a oportunidade de conhecer os programas de intercâmbio para a Irlanda, sua boa relação custo x benefício, burocracia e percebi que a Irlanda era a menina dos olhos, mas falarei disso depois.

Antes de decidir o destino ideal, é bom ver se ele oferece o você busca, pesquise mais sobre ele. Há MUITOS blogs inclusive este aqui muito bons desde a experiência pessoal de cada um e com várias informações. Caso decida sobre a Irlanda há vários outros no lado direito da sua tela. Considere aspectos de custo de vida, possibilidade de estudar e trabalhar para se manter por um período longo no exterior (isso pode baixar muito o custo do seu intercâmbio), burocracia, clima, economia atual depois da crise, moradia, além de outros aspectos pessoais, como o preço, afinal cada um sabe do seu bolso.

Depois disso, vem agência, passagem aérea, seguro viagem, mas falarei disso em breve.

3 comentários:

Vida Na Irlanda disse...

Oi Sávio!

Já adicionei o Irish Experience ao blogroll do Vida Na Irlanda! Muito obrigada por adicionar também!

Beijinhos

Crisna disse...

Sávio. Estou adorando seu blog, como estou querendo ir ano que vem para Dublin, sei que vou achar muita coisa por aqui que me ajude.
Me tira uma dúvida.
1. Ficou balançado, em largar tudo para fazer intercâmbio? Não ficou na dúvida?
2. E depois que volta? Qual o sentimento?

bjs

Sávio disse...

Olá, Crisna!

Que bom que está gostando do blog =)

É gratificante ver o retorno das pessoas que estão lendo.

1. Eu fiquei sim pesando muito em largar tudo, inclusive a possiblidade de ganhar mais e fazer um plano de carreira na empresa que trabalhava, mas como o intercâmbio era um objetivo, eu segui com a ideia.

2.Isso eu podeei responder no futuro (rs), estou embarcando amanhã.