quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Crise na Irlanda: Vir ou não vir?

Antes de vir para a Irlanda, um dos fatores que mais pesquisei era a situação do país e como conseguir emprego, até porque a "bomba" com a Grécia estourou dias antes. Mas o embarque estava próximo e os relatos é que a situação estava melhorando e quando cheguei estava mesmo, mas era tudo aparência.

Nos últimos dias a Irlanda, pequenino país europeu que quase não se falava mundo afora, está na boca do mundo, nos jornais e é só o que se fala agora. A Irlanda faliu? Não! Mas está passando sérios apuros ainda relacionado à bolha imobiliária que estourou nos Estados Unidos.

E para nós brasileiros?
Acho que mais importante do que falar da economia é falar qual o impacto disso no nosso dia-a-dia. Eu tenho amigos que querem vir para a Irlanda fazer intercâmbio, mas claro, também precisarão trabalhar e o que eu falo é NÃO VENHAM! Pelo menos agora não venham e não é porque eu não quero que eles não venham ou esteja jogando um balde de água fria, mesmo porque eu vim e a situação não estava fácil. Eu quero o melhor para eles e para vocês ou ao menos alertá-los da real situação. O que acontece é que a cidade está saturada, a economia não gira, os irlandeses (cumprindo a história) estão indo embora e o país está parando. A não ser que o foco seja somente estudar e haja dinheiro suficiente para se manter por todo o período do curso pelo menos, não vale a pena arriscar, deixem para vir mais para frente.

Emprego, qual é a situação?
Complicada! Esses dias no grupo do E-Dublin começou uma discussão, houve quem concordasse e quem criticasse mas depois de dois dias o consenso é: está ruim!
Eu cheguei a encontrar emprego aqui e fui despedido (primeira decepção), voltaram atrás e adiaram a contratação. Tenho mandando muitos currículos por dia pela internet, os emails sempre retornam que receberam uma média de 700 a 900 currículos e eu não fui selecionado ou então que devido ao elevado número de currículos recebidos eles responderão depois (e a resposta nunca vem). Também tenho entregue no centro e andado MUITO (mas MUITO mesmo) a pé em regiões bem distantes do centro onde a concorrência é menor e nada.
A rede de fast-food Subway está com várias vagas disponíveis, eu apliquei pela internet e fui entregar nas lojas também, por acaso o gerente de uma filial é brasileiro, conversei com ele, deixei meu currículo e me informou que embora haja vagas há dias, eles diminuíram as horas de brasileiros e as contratações também em prol dos irlandes e europeus. Nada mais justo, mas para quem está contando com uma vaga, a situação complica.

Próximos passos
Continuar estudando, procurando emprego e dar um jeito de conviver mais com os irlandeses, pois o número de brasileiros é enorme. Se nada der certo (bate na madeira), eu voltarei para o Brasil e vamos ver os próximos passos, mas eu espero que minha Irish Experience nunca termine :)

Ponderem bem antes de vir nesse momento ou venham com uma reserva extra e vamos nos informando sobre a economia na terra dos Leprechauns.

Até mais!

12 comentários:

Teteu disse...

Bah, que dureza Sávio. Estou indo dia 20 de fevereiro. Até lá espero que melhore a situação.

Abracos
Mateus

Sávio disse...

Olá Marcos!

Acho que até fevereiro muita água vai rolar, a ajuda da União Europeia já terá saído e as coisas já terão mudado, para melhor claro :)

Programa-se e venha, você vai adorar a Irlanda!

Abraços,

Sávio

Rodolfo Collin disse...

Oi Sávio,
Ler um post como esse é um pouco desesperador... hehehe. Proque eu vou dia 25 de Janeiro e a grana que eu vou levar deve dar no máximo para uns 5 meses. Mas a intenção é trabalhar pra poder conhecer o restante da Europa.
Vi numa noticia que a Irlanda vai aceitar a ajuda do FMI. Espero que assim as coisas possam melhorar pra eles, irlandeses, e pra nós, brasileiros que temos um grande sonho.
To torcendo aí pra você e criando pensamentos positivos aqui pra mim.

Abração
Rodolfo

Sávio disse...

Oi Rodolfo!

O mais importante é manter a calma e trazer dinheiro para 5 meses está ótimo! É tempo suficiente para encontrar algo e acho que as coisas vão melhorar com a ajuda da União Europeia. Espero que sim e ficarei na torcida.

Abraços

Sávio

Anônimo disse...

Cara .. eu ja tava certo de que a irlanda era o pais que eu queria ir e que era a melhor opções pra mim .. estava programado para ir em Abril de 2011. Mais agora nao sei mais o que fazer . estou pensando em escolher um outro pais e ir pra irlanda em uma outra oppotunidade. Eu acho melhor nao ariscar nesse tempo de crise . por mais que as coisas melhorem uma hora ou outra. demora para o pais realmente se estabilizar . e eu estava pensando em ficar um ano . muitos autos e baixos podem acontecer neste tempo .. é ta Dificíl .! Realmente não sei o qeu faço .!

Sávio disse...

Olá!

A Irlanda ainda é um ótimo destino caso você venha com dinheiro suficiente para se manter pelo menos pelo período do curso caso não arrume emprego.

O legal daqui é poder fazer amizades com os irlandeses que são bastante educados e abertos aos estrangeiros. Em todo caso pense com carinho e considere outros países e a Irlanda para chegar a um consenso.

Abraços

Sávio

Daniel disse...

Olá Sávio, tudo bem?

Você disse para o Rodolfo que o ideal é "trazer dinheiro para 5 meses está ótimo", quanto representaria em dinheiro esse valor?

Abraços,

Sávio disse...

Ola Daniel!!

Importante lembrar que os gastos vão variar de pessoa para pessoa. Vai depender de onde você vai morar, com quantas pessoas, se você vai viajar ou não, se vai dividir compras, enfim.
Considere €1,000 para os primeiros 10 dias (GNIB, transporte, roupa de cama, depósito do aluguel mais o primeiro mês e demais gastos), depois coloque na conta mais €500 por mês no mínimo. Isso é que o dará para passar o mês sem passar fome e pagando todas as suas contas mas sem pub, passeios, viagens etc

Arrumando emprego também, você terá uma reserva :)

Abraços

Sávio

Leight disse...

Como estão as coisas aí por agora???
estou pensando em fazer um intercambio no meio do ano q vem, e estou ainda decidindo qual lugar ir. Vc me aconselha ir pra Irlanda?

Sávio disse...

Olá Leight!

As coisas não mudaram muito desde o ano passado. Caso você tenha a intenção de estudar inglês, a Irlanda ainda é uma boa opção. Porém, venha com dinheiro para se manter pelo período do curso, caso não encontre emprego logo de cara. Para trabalhar a guardar dinheiro, eu não recomendo vir para cá no momento.

Qualquer duvida, só avisar.

Abraços

Sávio

Mila disse...

Olá, Sávio. Fiquei sabendo da sua saga ai na Irlanda do final de 2010. Espero que as coisas tenham se resolvido para você. Bem... eu estou querendo ir para um intercâmbio na Irlanda no início de Dezembro (2012). Como você acha que está a situação para emprego por lá? Muito obrigada.

Sávio disse...

Olá, Mil!!

Obrigado pelo comentário :)

A situação, aparentemente, melhorou mas para ser bem sincero eu não posso afirmar com certeza absoluta uma vez que não busquei mais emprego. Porém, vale afirmar que conheço várias pessoas que estão trabalhando e há vagas ao menos em sub-empregos!

Desde já, seja bem-vinda à Irlanda!!

Abraços

Marcondes