domingo, 26 de junho de 2011

O verão chegou e com ele dias realmente longos!

Olá a todos!

Prometo que é a última vez que falarei dos dias longos (ou curtos) aqui na Irlanda, mas é algo tão novo e interessante para quem vem do Brasil (ou do hemisfério sul de modo geral) que vale a pena comentar. Como disse em um dos posts anteriores, o verão traria dias realmente bem longos, mas não necessariamente de calor (ainda bem)! E cá estamos nós, o verão começou oficialmente dia 21 de junho, o dia mais longo do ano, em oposto ao dia 21 de dezembro, o mais curto do ano.

O melhor de tudo é que a cidade e a Europa de um modo geral se transforma, todos saem de casa, começam a viajar, estudantes de todos os países começam a fazer intercâmbio dentro da própria Europa além dos turistas de toda parte do mundo. As lojas fazem liquidações e diversos grandes eventos começam a acontecer. Em Dublin houve esses dias o Street Performance Festival (Festival de Performance de Rua), infelizmente não pude participar pois estava trabalhando. Hoje houve também  Dublin Pride além de vários shows como Take That no Croke Park, um evento grande do Google ocorre essa semana e ainda teremos Glee no O2. O resultado disso é muito trabalho para mim, não poderei participar de nenhum mas aproveito bem as noites claras europeias.

Tudo isso acontece por causa da posição da Europa no nosso planeta, mais próxima do pólo norte. Quando a Terra "inclina-se", ocorrendo assim as quatro estações, nos pólos há essa diferença nos dias, longos no verão e curtos no inverno. Como o Brasil está mais próximo (e parte dele é "cortado") do Equador não temos isso. Além disso, o clima na Irlanda em geral é frio, chuvoso e boa parte do ano com dias realmente curtos, o verão é aproveitado ao máximo pelos habitantes da Ilha da Esmeralda e para quem chega agora, vale aproveitar muito!

Adaptação
Tão difícil quanto os dias curtos, adaptar-se aos dias longos não é fácil, principalmente após o horário de verão, amanhece muito cedo (acordava sempre as 5 da manhã pensando que era 10 com o sol na minha cara!) e acabava perdendo a hora do jantar com o sol até bem tarde. O melhor de tudo é ver algumas fotos com bons momentos do verão europeu!

Para quem não viu, esse ano já deu para ir na praia e hoje pela segunda vez deu para sentir calor aqui! Vamos às fotos!

Baía de Dublin, 13 de junho às 21h06.

Amigos aproveitam o pôr do sol no convés da balsa a caminho da Inglaterra.
Mas isso será outro post.
Howth com o sol se pondo ao fundo às 21h50. 13/06/2011
O melhor, mesmo sem sol a noite continua clara por mais de uma hora.
Essa foi tirada às 22h57, pouco mais de uma hora depois que o sol se foi.
Finalizando a sequência, essa foi tirada meia-noite em ponto.
Ainda claro no horizonte, céu escuro mesmo só por volta da meia-noite e meia e dura pouco.
Liverpool às 3h25 da madrugada, o dia já estava amanhecendo, noites realmente curtas.
5h13 da manhã da janela do meu quarto.
Pois é, eu aproveito bastante porque dura só mais três meses, a temperatura cai e a noite passa a chegar às 4 da tarde. Espero que tenham gostado do post e para os que estão chegando, aproveitem bastante!

Até a próxima.

9 comentários:

Ramon e Viviana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ramon e Viviana disse...

Ótimo texto e ótimas fotos!
Parabéns pelo Blog. Muito útil e interessante!!

Mateus Cordoba disse...

Muito legal. É extraordinariamente incrível o sol poente pelas 11h da noite. Nunca presenciei, mas garanto isso pela imagem que foi apresentada no post. Realmente a Irlanda é um país muito interessante... Sua permanência aí dura mais 3 mêses apenas? Foi o que entendi lendo o post. Mas depois da volta ao Brasil o blog continua, né? Espero que sim. Obrigado.

Sávio disse...

Olá, Ramon e Viviana!

Obrigado pelo comentário!! Há muito mais no blog e precisando de algo, só mandar mensagem!

Abraços

Sávio

Sávio disse...

Olá, Mateus!

Como vai? Pois é, é algo muito muito interessante. Já havia presenciado em 2008 quando estive em Paris, mas por apenas 10 dias, desta vez estou vivendo isso! Bem legal e compensa o inverno frio e de dias curtos.

Nãaao, eu ainda fico mais um ano pelo menos, depois veremos ^^

Abraços

Sávio

Marília disse...

Realmente, desde o fim de abril, ainda na primavera que venho me surpreendendo com dias cada vez mais longos. A partir de agosto, teremos dias cada vez mais curtos. So let`s enjoy the sun. Quando tiver tempo, vê meu post Here Comes the Sun :) http://oxentenairlanda.blogspot.com/2011/04/here-comes-sun.html

Vidal disse...

Olá Sávio tudo bom? Sempre li o teu blog desde quando eu estava no Brasil, mas comentar que é bom mesmo essa é a primeira vez ! Gostaria de colocar o teu blog no meu blogroll e se vc puder fazer o mesmo seria legal =) . Fiquei feliz que arrumou emprego e não precisou voltar ao Brasil, estou passando pela mesma situação tua mas sigo perseverante pois algo há de aparecer ! Abraços e sigamos na luta.

Sávio disse...

Oi Marilia,

Eu li seu post e adorei! Bem a cara da Irlanda nesse verão, o melhor de tudo é que não faz calor e podeos aproveitar da melhor forma nos parques e até nas praias irlandesas ^^

Parabéns pelo post!

Abraços

Sávio

Sávio disse...

Olá Vidal!

Obrigado pelo comentário! Dá um up no seu blog, é o Aeiou? Com mais posts podemos integrar o seu blog no blogroll :)

Obrigado pela força e não desanime, cara! No começo é difícil e às vezes bate aquele desânimo, mas é só querer que aparece algo legal!

Abraços

Sávio