quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Chegando na Irlanda: documentação passo a passo

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas que vem para a Irlanda é sobre a documentação que temos que tirar ao chegar na Irlanda. São milhares de coisas para fazer na chegada que nem percebe-se o tempo passar, sequer dá para ter saudade de casa.

Bom, ao desembarcar e passar na imigração, o oficial lhe dará um visto provisório de 30 dias, nesse tempo você deve ir à escola, pegar as cartas necessárias, tirar o PPS (equivalente ao CPF no Brasil), abrir a conta no banco, depositar € 1.000, pedir o extrato e, por fim, ir na imigração e tirar o GNIB, o visto válido por um ano. Complicado né? Nem tanto! Vou explicar passo a passo como fazer.


1º passo
O primeiro passo é ir na escola e solicitar a carta do PPS, a carta de abertura de conta no banco, a carta de imigração e já pegue também o carimbo no formulário para tirar a carteirinha de estudante na Trinity College. Aproveite e já peça para fazer o seu teste de nível e saiba em que nível você está e em que sala vai ficar.


2º passo
Compareça ao serviço social para tirar seu PPS, em alguns casos a escola manda alguém ir com você, mas se não for seu caso não se desespere, é simples! O local para tirar seu PPS fica ao lado do FÁS da Parnell Street no centro, todo mundo conhece, basta pedir informação na rua, os irlandeses são muito solícitos (já falei da educação dos irlandeses aqui). Chegando lá, mostre a carta e seu passaporte, o atendente dará a senha e é só aguadar. Provavelmente haverá muita gente na sua frente, dê uma volta na região e conheça as lojinhas e shoppings. Na Parnell há o Ilac shopping com lojas e restaurantes, dá tempo de fazer uma boquinha e voltar.


3º passo
Feito seu PPS o terceiro passo é abrir a conta no banco, veja qual é o banco que sua escola tem convênio e vá até ele. Eu estudo na SEDA, então abri minha conta no Bank of Ireland em frente à Trinity College, para chegar lá, basta atravessar a ponte da O’Connell sentido Dublin 2 e seguir em frente. Outra opção é o AIB. Chegando lá, diga que você quer abrir a conta no banco e é estudante, leve seu passaporte, a carta da escola e o PPS que servirá como comprovante de endereço. O funcionário lhe dará o número da sua conta, mas nesse dia você não faz o depósito.


4º passo
Após três dias úteis aproximadamente é que a conta foi efetivamente aberta. Você deve voltar ao banco, fazer o depósito e solicitar o extrato. Feito isso aguarde chegar na sua casa. Depois de recebê-lo, aí sim você pode ir na imigração para tirar o GNIB.


5º (e último) passo – Tirando o GNIB
Essa é a parte mais chata, não porque é burocrático, mas porque nas últimas semanas eles têm recebido um número muito grande de pessoas.
Para chegar ao GNIB é simples, a partir da O’Connell siga na direção do prédio da Heineken, quando estiver de frente para o prédio siga para a esquerda (margeando o Rio Liffey), o GNIB fica na esquina, é um prédio de vidro, bem fácil de encontrar. Como o número de pessoas é muito grande, eles distribuem senhas, é bom chegar lá no máximo às 6h30 da manhã para garantir a sua (tem gente que chega às 5!). Há casos de pessoas que chegam a tarde ou a noite e conseguem senha, mas não foi meu caso.
No GNIB será necessário mostrar a carta da escola (lembra que você pediu?), a escola deverá ter encaminhado uma cópia a eles. Se a carta não estiver lá, eles não liberam seu GNIB, por isso não esqueça de pedir à escola!
Eles vão tirar uma foto sua e você tem que pagar uma taxa no valor de €150,00 no cartão de crédito, débito ou no VTM (já falei sobre essas modalidades aqui).
Dinheiro NÃO é aceito no GNIB. O atendente pedirá para você aguardar, fique de orelha em pé, pois chamarão pelo seu nome com aquele sotaque. Basta se dirigir ao balcão de atendimento em que estão entregando os cartões, assinar seu GNIB na frente do funcionário e você está livre para ficar um ano na Irlanda, com direito a trabalhar 20 horas durante as aulas e 40 horas nas férias escolares. 
Lembre-se de que quando sair da Irlanda para visitar outros países você passará pela imigração, por isso ande SEMPRE com seu passaporte. Em momento algum seu GNIB substitui seu passaporte!

Dicas
Na(s) primeira(s) semana(s) você ficará em residência estudantil ou casa de família, se possível peça para usar o endereço de algum amigo seu. Assim você tem certeza de onde as cartas vão e não precisa voltar nos locais em que morou.

GARDA Imigration National Bureau (GNIB)

13/ 14 Burgh Quay, Dublin 2.
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta 8 às 22 
Sextas das 8 às 16h.


Espero que tenha ajudado a esclarecer parte das dúvidas que também tive ao chegar aqui.

Até a próxima!

6 comentários:

Marília Barreto disse...

Parabéns pelo blog! Vim parar aqui através do vida na Irlanda e também do blogroll de outro blog. Você é Marcondes Sávio? Sávio Marcondes?

Sávio disse...

Oi Marilia,

Isso mesmo, sou eu. Já fui entrevistado pela Tarsila do Vida na Irlanda sobre trabalho na Irlanda.

Qualquer coisa, me avise.

Abraços,
Marcondes

Rodolfo Collin disse...

Pode ter certeza que esse post é de imensa ajuda!!! :)
Estou indo pra Irlanda em 25 de janeiro e lendo isso aqui eu já tirei muitas dúvidas importantes. Parabéns pelo blog.

Abs,
Rodolfo

www.cadernoirlandes.blogspot.com

Sávio disse...

Oi Rodolfo!

A ansiedade já começa a bater né? Que bom que o post ajudou, eu tive várias dúvidas antes de vir e quando cheguei ainda fiquei perdido, acho que agora fica mais fácil!

Precisando, só escrever!

Abraços

Marcondes

Faby disse...

Olá Sávio, td bem???
Estou indo pra Irlanda dia 19/09/2011... Na verdade estou um pouco assustada, afinal, estou indo estudar ingles, conclui o básico do ingles, e fico pensando, como pedir tantas cartas a escola e etc... sem falar ingles??? Medooo!! Mas foi de grande ajuda ler seu blog, tem me ajudado mto mesmo. Minha pergunta é, como está as possibilidades de sub-emprego na Irlanda?? Grata, Fabi

Sávio disse...

Olá Faby,

Obrigado pelo comentário :)

Você já é corajosa suficiente para decidir vir, tenho certeza de que as cartas e todo o resto não será problema. No começo a gente trava, fica com receio mas em pouco tempo você estará até brigando em inglês! rs

Agora no verão, em especial, há muitas vagas. Falam muito da concorrência com europeus que vem passar o verão estudando inglês, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e há vagas, pelo menos para o verão. Eu cheguei em setembro e demorei um bocado para conseguir meu primeiro emprego, foram 5 meses, MAS eu conheço muita gente que achou antes. Procure fazer amizades, em especial na escola, quem sabe uma indicação não adianta as coisas, nao é?

All the best!

Sávio