quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aluguel de casa

Olá!!

Faz MUITO tempo desde o meu último post, mas não é por preguiça. Nos últimos dias, que aliás tem sido bem longos, tive que resolver vários problemas sem contar que cheguei a trabalhar 8 dias sem folga, nada mal para quem teve 5 meses de "férias" né?

O meu post dessa vez está relacionado com aluguel de casa aqui na Irlanda, o que pode ser uma tremenda dor de cabeça. Quando encontrei uma casa e aluguei com meus flatmates não imaginava o que viria pela frente. Na época apenas eu tinha PPS e visto, então ficou tudo no meu nome. Até aí tudo bem, exceto pelo valor do aluguel que não é dos melhores mas era o que tinha. Muita água rolou embaixo dessa ponte, tive problemas do dia-a-dia na convivência com outras pessoas e infelizmente para eles a Irlanda foi um tapa na cara. Eles não encontraram emprego e cada um está seguindo seu rumo em outros países, o problema é para quem fica.
Grandes responsabilidades em alugar uma casa no seu nome. source
Aqui na Irlanda quando se entra em uma casa você paga o depósito, normalmente no valor do aluguel e um aluguel, quando você vai sair deve procurar alguém para colocar no seu lugar, dessa forma a pessoa que entra no seu lugar paga o seu depósito e o aluguel para o dono da casa. Porém aqui não procuraram ninguém e a tarefa coube a mim, pois a casa está no meu nome. Para evitar confusão, fui procurar alguém. Já fecharam, são dois estrangeiros não sei de onde, como estava trabalhando meus flatmates resolveram tudo, obrigado!

Caso contrário teria que pagar o aluguel de três pessoas que estão saindo mais o depósito deles, nada fácil mas tudo é responsabilidade de quem assinou o contrato. Ainda falei com meu landlord mas ele foi claro e disse que "a justiça é bem clara quanto ao cumprimento do contrato", ou seja, nada de sair antes da casa. E de fato eu tenho uma amiga que quebrou contrato e o landlord devolveu apenas parte do depósito e deixou claro que poderia processá-la, mas não o fez porque ficou com pena, ainda bem né? Eu não teria a mesma sorte.

Contarei as novidades depois de como são meus novos flatmates e pensem bem quando forem procurar casa aqui, alugar no seu nome pode trazer vantagens de escolher seu quarto, estipular suas regras e cobrar mais ou menos dos outros quartos por causa da responsabilidade que você carrega alem de quanto tempo pretende ficar.

Até a próxima.

4 comentários:

Renata disse...

Flavio, gostaria de tirar uma duvida com você... pode me passar seu email para que eu te escreva? Obrigada

Marcelo Goes disse...

Eu sei bem o que são estes problemas... É realmente complicado ser a "frente" de um contrato ainda mais quando não se conhece bem as outras pessoas envolvidas.

Pelo menos você deu sorte e resolveu rápido.

abs

Marcelo

Sávio disse...

Olá Renata!


Não consegui localizar seu email, por gentileza envie o seu, não publicarei.

Abraços

Sávio

Sávio disse...

Olá Marcelo!

Obrigado pelo comentário! Exatamente, conversar é um ponto muito importante em todos os momentos para que possamos evitar tais problemas. Nem sempre é fácil, mas ainda bem que deu tudo certo!

Abraços

Sávio