domingo, 31 de outubro de 2010

Eu fui! Edimburgo, Escócia

Uma das vantagens (e que vantagens!) de se fazer intercâmbio na Europa é poder viajar e conhecer os países vizinhos e por mais próximos que sejam, cada um tem sua cultura, sua história, seus hábitos e isso também faz parte do intercâmbio! Podemos treinar o que aprendemos em sala de aula unindo o útil ao agradável.

Assim como falei da minha viagem a Galway (leia aqui e aqui), o blog terá a seção "Eu fui!" para relatar minhas experiências de viagens aqui na Irlanda e em outros países europeus, assim tanto vocês meus leitores quanto as pessoas que conheço pessoalmente podem ficar por dentro do que está rolando aqui na Europa.

Chega de blá-blá-blá, vamos falar da Escócia.

Por que Escócia?
Porque lá é a terra do pica-pau, Edimburgo é a cidade da literatura, o monstro do lago Ness vive lá e, embora não seja minha praia, dizem que os homens usam saia!

Há voos diretos ligando a Irlanda à Escócia, voei com a Ryanair que possui tarifas ótimas e são muito acessíveis.
Como não havia ônibus de onde eu moro para o aeroporto (veja como chegar e sair do aeroporto de Dublin) e o voo era muito cedo, fui com uma amiga e dormimos no aeroporto de Dublin, no outro dia bem cedo chegou mais uma amiga e pegamos o avião para Edimburgo. Com tarifas tão econômicas não dava para esperar muita coisa mesmo, o voo é traquilo, sem serviço de bordo e sem poltrona que reclina e dentro eles vendem de tudo, até raspadinha! Parecem os trens da CPTM, mas mais luxuosos, claro! rs
Chegamos em Edimburgo e lá não havia imigração, tive que comprar cartões postais, pois só tinha notas e assim como na Irlanda, os ônibus não aceitam notas e nem dão troco (comentei uma vez aqui).

A chegada em Edimburgo foi debaixo de chuva e frio, mas estava ótimo mesmo assim!
Do aeroporto fui procurar o Hostel e o motorista foi muito educado, aliás a educação e gentileza dos escoceses é tanta quanto a educação dos irlandeses.
Vista de Edimburgo.
Assim que cheguei la, peguei um ônibus de turismo, daqueles que dão a volta na cidade e você pode subir e descer quantas vezes quiser, é muito bom porque em pouco tempo é possível dar uma volta geral na cidade e depois voltar nos locais que mais gostou, custou 12 libras.
Castelo de Edimburgo, era usado como residência real desde o século XII! 
Edimburgo foi eleita pela Unesco como a Cidade da Literatura. Não é para menos, pois abraçou escritores e filósofos como David Hume, James Boswell, Sir Arthur Conan Doyle (Sherlock Holmes), Robert Louis Stevenson e JK Roling (ela mesma, autora do Harry Potter)!
E já que estava na Escócia, por que não dar uma olhada no whisky? Eu não bebo, mas é interessante e mais interessante ainda é que eu pedi uma sugestão de destilaria para um escocês e ele disse pra eu ir ao mercado. rs
Em todo caso, esse é um Chivas 18 anos, para quem entende (não é meu caso!). 
Pois é, eles usam mesmo essa saia chamada de Kilt. E eles levam bem a sério, cada desenho xadrez representa um clã, há xadrez azul, vermelho, cinza e de outras cores.
Mais uma do Castelo de Edimburgo.
No dia seguinte eu resolvi provar o café da manhã escocês (na verdade é igual ao irlandês, já que a Irlanda fazia parte do Reino Unido). Só não quis o feijão, mas faz parte do prato.
No dia seguinte não havia muito a fazer em Edimburgo e visitar o Lago Ness tomaria todo o dia dentro de um ônibus e segundo os escoceses não valia mesmo a pena, era chegar, tirar fotos e voltar, quem sabe numa próxima. Programa melhor que este é pegar o ônibus 41 em Edimburgo e ir para Cramond Beach, basta pedir ao motorista para lhe avisar quando chegar lá, assim que descer do ônibus siga em frente pela rua atrás da parada que dá na praia.
Pouco antes de chegar na praia há essa igreja que fazia parte do Forte Romano. Aqui tem muita história, pois o primeiro forte foi construído em 142 D.C. e o segundo forte foi construído em 208 D.C! Imaginem, são 1868 anos de história! A parte mais antiga da igreja é a torre, que data do século XV.
Este era o local em que ficava o forte romano. Estudos mostram que no ano de 208 o imperador romano Severus lançou a última campanha para a conquista da Escócia, e usou parte da estrutura do forte anterior para construir um maior. Mas aparentemente havia outro motivo, tirar seus dois filhos, Geta e Caracalla, dos luxos de Roma e mandar para Edimburgo, onde eles aprenderiam viver com o exército romano. Em 212, porém, o Severus morreu. No ano seguinte Caracalla assassinou o seu irmão e voltou para Roma, deixando a Escócia "largada".
Belo castelo perto de Cramond Beach.

Não coloquem a mão na água, afinal ela nem é gelada!

Em Cramond Beach tem uma pequena ilha, Cramond Island. Na hora a maré estava alta, mas é possível ir a pé até ela. Mas prepare-se para caminhar por 1,5 km!
Depois de Edimburgo segui viagem para Glasgow, ao sair da estação o choque foi enorme, contarei tudo em uma segunda parte. Espero que tenham gostado desse.


Até mais!

2 comentários:

Cristina Lima disse...

eu tbém fui
eu tbém fuiiiiiiiii

Sávio disse...

Oi Cris!!

É, é, é!! Nós fomos, aproveitamos e adoramos. A Escócia é linda né, mas as últimas fotos me lembram muito o vento e o frio hahahaha

Aliás, aquele mar que eu me molhei é o Mar do Norte. Na Irlanda é o Mar da Iranda e na costa oeste é o nosso velho e conhecido Oceano Atlântico.

Até, Oslo hein!

Beijos