sexta-feira, 29 de julho de 2011

Eu fui! Liverpool, Inglaterra.

Olá!!

Continuando a última viagem que fiz à Inglaterra vou falar de Liverpool, a terra dos Beatles. Saindo de Manchester resolvi seguir para Liverpool de trem, a passagem saiu pela bagatela de £6.00 e em apenas 48 minutos já estava na estação central. Para quem foi viajar de trem não esqueça de guardar o bilhete, pois ele será pedido por um guarda ou você terá que passar na catraca, essa é a única forma de eles saberem se você pagou a tarifa correta, uma vez que a gente paga apenas pela distância percorrida :)

Chegando em Liverpool me dirigi ao hostel que ficava ali perto e fi descansar porque o dia tinha sido bem longo. No dia seguinte perguntei a recepção se havia algum roteiro que ela indicava e ganhei todas as dias possíveis e imagináveis bem como conheci ao longo do dia alguns velhinhos ingleses bem simpáticos que me deram dicas. Para quem gosta dos Beatles, vou detalhar o roteiro na legenda das fotos para facilitar!


Andando pelo centro eu segui para a Albert Dock, uma parte do porto revitalizada e onde tudo acontece.
Fica ali também o Museu Marítimo (tem uma âncora gigante na frente, imperdível), alguns monumentos, o  Museu de Liverpool, O Tate Liverpool, restaurantes, hotéis... enfim, não tem como perder! Ali perto fica o terminal de ônibus, mas antes eu passei no Museu Marítimo.

Monumento aos quase 9 milhões de imigrantes que partiram dali rumo à America...
No museu marítimo há uma parte dedicada ao Titanic, Olympic e Brittania. Essa é uma réplica em escala do Titanic usado na época para fazer propaganda do mesmo. Após o naufrágio ela foi modificada para o Olympic e quado este afundou foi novamente modicada. Enfim, o museu a adquiriu e a modificaram para o original.
Um dos coletes usados por um dos sobreviventes.  Muito interessante e até surreal ver de tão perto algo que a gente vê nas histórias, filmes, etc... Muita gente não gosta, mas eu não perco nenhum museu, sempre tem algo bom! Uma curiosidade, o Titanic nunca esteve em Liverpool, mas seu porto de registro é lá assim como de vários outros navios, por isso ele levava o nome da cidade. Na verdade ele foi construído em Belfast na Irlanda e passou por Southhampton e depois por Cobh, na Irlanda, na época chamada de Queenstown.
Vista do Albert Dock, Liverpool central.
Penny Lane! Eu fiquei meio desapontado, esperava uma rua mais bonitinha,  mas é a cara de  Liverpool e isso é legal também, pois se mantém como uma rua comum. Para chegar lá basta pegar o ônibus 74, 75, 76/ 76A, 86/86A ou 207 no Terminal de ônibus LiverpoolONE, na Albert Dock. A viagem leva 40 minutos aproximadamente e você já desce na famosa roundabout :)
A tarifa custa £1.80 mas existe a opção de comprar um bilhete de um dia por £3.00, vale a pena. Porém veja a empresa de ônibus pois o bilhete só vale para andar na companhia que você comprou.
Mendips, a casa do John Lennon. Infelizmente ela não é aberta para visitação,  para entrar deve ser agendada uma visita no National Trust ou ir no ônibus deles (de quarta a domingo e Bank Holidays) que sai de frente ao Jurys Inn Hotel na Albert Dock. Eu fui de ônibus, a paritr da Penny Lane pegue o 76 e peça ao motorista para descer em Mendips ou 251 Menlove Avenue. Eu disse o endereço e o motorista me deixou bem pertinho e já me disse onde ficava Strawberry Fields.
Strawberry Fields, bem pertinho da casa do John Lennon, infelizmente não existe mais nada lá mas o portão ainda é o original. E há várias mensagens escritas por fãs do mundo inteiro. Seguindo a mesma calçada até a Church Street e seguindo essa por mais uns 15 minutos chega-se à St. Peter's Church.

Essa é a St. Peter's Church, onde o Paul conheceu o John. Assim qu e entrei no cemitério da igreja uma senhora que estava na rua me seguiu e perguntou se vim ver algo sobre os Beatles, eu disse que sim e ela foi comigo e mostrou me o túmulo da Eleanor Rigby. Interessante não? Além disso ela também disse onde ficava o exato local onde eles se conheceram, não foi dentro da igreja, mas em um local da igreja do outro lado da rua.
Basta entrar e seguir até o pátio principal onde fica essa placa :)
Depois basta seguir a mesma calçada e pegar o ônibus em frente ao correio para o centro. Do terminal de ônibus eu segui para a Canada Boulevard e entrei no terminal do ferry, dentro há uma lojinha de souvenirs e uma exposição dos Beatles, grátis.

Agora era simples e dava para fazer tudo a pé! Eu segui para a Mathew Street onde fica o The Carvern, onde os Beatles tocaram. Até hoje sempre tem algum cover ou não, mas sempre rolando Beatles e todos cantando juntos. Um ambiente bem legal. O próprio pub já vale a pena, são uns quatro lances de escada até ele, fazendo jus ao nome haha
Tem até uma camisa autografada pelo Pelé lá.

Seguindo a direita da estação Liverpool Lime Street por uns 10 minutos chega-se à Catedral de Liverpool (Anglicana), é muito bonita e também é gigante, para ter ideia prestem atenção nas pessoas no canto da foto. No subsolo há um livro assinado pelo Rei George V e pela Rainha Mary e também pela Rainha Elizabeth e Principe Philip.

Na mesma rua fica a Catedral Metropolitana (católica), na entrada tem uma exposição sobre a  igreja e o catolicismo na Inglaterra, vale a pena. Essa catedral lembra a de Brasília :)

No dia seguinte eu fui ao World Museum, fica à esquerda da Lime Street Station, é grátis!  Nesse museu tem de tudo um pouco, história natural, um aquário, espécies de animais de várias partes do mundo (inclusive Brasil) e tem até uma parte dedicada à astronomia.

Saindo do centro eu fui para Crosby Beach onde fica a obra Another Place de Antony Gormley. Essa praia fica ao norte de Liverpool. Para chegar lá é só pegar o ônibus na parada 11 em frente à Queen Square no centro, leva quase 1 hora. Porém o ônibus deixa em uma praça no centro desse bairro e o motorista não sabia como fazer para chegar lá. Pedi informação para um taxista que me deu uma carona, mas antes foi levar uma passageira hahaha
Conversamos bastante, os três, e o taxista já tinha ido ao Brasil, do Amazonas até São Paulo passando pelo Rio. Ele gostou mas achou perigoso e a senhora perguntou se era mais perigoso que Liverpool... para voltar eu peguei o trem na estação Blundellsands & Crosby.
Finalizando eu passei novamente no centro e segui para a rodoviária e peguei meu ônibus para Dublin, cheguei às 6 da manhã embaixo de uma chuva típica irlandesa e fui trabalhar.
Dois dias em Liverpool é muito, um dia inteiro dá para fazer tudo isso, menos a praia. Para quem está em Dublin dá para ir de ônibus e aproveitar bem um dia. Espero que tenham gostado, até a próxima!

8 comentários:

alvaro ramos disse...

Olá Sávio, tudo bem?
eu sempre acompanho seu blog, e essa postagem em especial me chamou a atenção, pois eu irei para Dublin em janeiro, e gostaria muito de conhecer Liverpool e Wales, mas as informações que tenho achado de preço são muito contraditórias...você tem uma ideia de quanto esteja custando atualmente essa viagem de ônibus?
grato pela atenção!

Sávio disse...

Olá Alvaro!

Obrigado pelo comentário!

Eu chequei novamente os valores e está mais barato para janeiro de 2013. O bilhete ida e volta de ônibus entre Dublin e Liverpool está saindo por €52.00

Depende muito do dia, rota e tipo de transporte, os valores podem ser completamente diferentes. Cada viagem eu parti de um ponto específico. Nunca de Londres, por exemplo.

Qualquer dúvida, basta postar!

Abraços

Sávio

alvaro ramos disse...

olá Sávio, desculpe pela demora para responder...passei uns dias fora devido às festas de fim de ano, e só agora vi sua resposta...grato pela atenção! esse preço de 52 euros foi por qual empresa? eu estou já planejando as rotas que vou fazer mas não achei muitas informações certas sobre a ida de ônibus de Dublin à Liverpool...grato pela ajuda!

Sávio disse...

Olá Alvaro,

Estava em Londres e fazendo muitas outras coisas, não pude responder antes.

A empresa é Eurolines http://www.buseireann.ie/inner.php?id=263
Os serviços dela são prestados pela Bus Eireann aqui na Irlanda. Veja de avião também, se você planejar com antecedência, seu voo pode sair por apenas €20! Boa sorte!

Unknown disse...

Olá Sávio! muito interessante todas as informações... queria saber se existe restrição de bagagem na viagem de ônibus - ferry entre Liverpool e Dublin. Vou para Londres, Manchester, Liverpool e Dublin, então vou fazer somente o trecho de ida Liverpool - Dublin. Muito obrigada! Larissa

Sávio disse...

Ola Larissa,

Ha restricoes sim, uma mala grande no compartimento de bagagem e uma de mao de ate 5kg pois deve ter que entrar no compartimento de cima ou voce viaja com ela nas suas pernas, porem o motorista pode obrigar que ela va embaixo, e ai nao pode ultrapassar mais do que um volume.

De qualquer forma, faz tempo que nao viajo de onibus entao e bom confirmar com eles.

Boa viagem :)

Unknown disse...

Como irei de Dublin para liverpool de ônibus? Não tem um mar no meio?

Sávio disse...

Olá,
Tem sim, o Mar da Irlanda :)
O ônibus atravessa junto a outros veículos de balsa, já incluído na passagem.

Boa viagem!