quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eu fui! Irlanda: Belfast, Irlanda do Norte

Olá!!

Estou eu de volta, dessa vez com mais uma viagem para compartilhar com vocês. Dessa vez fui para a vizinha Irlanda do Norte. Estava de folga no trabalho e resolvi na noite anterior que iria conhecer Belfast, já que o dia seria de sol. Dito e feito, no dia 23 de abril acordei cedo e fui para a Busaras, a rodoviária de Dublin. Comprei uma passagem de ida e volta pela Bus Eireann, embarquei às 9 da manhã e 11 e meia estava no centro de Belfast. Vamos às fotos! :)

Essa é Church of Ireland, embora pareça bem antiga esse edifício em estilo gótico escocês tem pouco mais de 100 anos. Após sua reforma, a igreja foi para o primeiroandar e no térreo há um shopping.
Pensei em ir no Giant's Causeway, mas um irlandês de lá me disse que estava tarde e que nãovaleria a pena,mas que poderia conhecer Belfast e assim o fiz, passei nessa praça no centro e tirei uma foto. Achei o centro a cidade mais 'espalhado' do que o de Dublin, com ruas e avenidas largas, bastantes calçadões e bem cuidado, a primeira impressão foi ótima :)
Essa é a Victoria Square, uma mistura de praça coberta/ shopping, muito comum no Reino Unido. Parece que produzem em massa (rs), o mais legal é como são bem modernas e cuidadas, inclusive pela própria população.
Vista do centro de Belfast, bem pequeno por sinal mas que está se expandindo em direção ao Titanic Quarter, um bairro ao lado. Para conhecer tudo isso eu comprei um bilhete do ônibus e turismo, essa é a melhor pedida quando se tem pouco tempo para conhecer as cidades aqui na Europa. Com apenas £10 (R$25,00) foi possível andar o dia inteiro de ônibus com guia. Eu acho meio chato, mas é bem útil :)
Esse prédio ficará pronto em 2012 em "comemoração" ao Titanic, ali será um museu dedicado exclusivamente a ele. O mais legal é que cada canto do prédio faz referência à parte da frente do navio, lá onde o Di Caprio andou gritando que era o rei do mundo.


Nesse espaço o Titanic foi construído, atualmente está desativada e a área no entorno está sendo modernizada.
Mas ainda há construções da época ainda intactas.


Essa é a parte triste da história, infelizmente é muito forte a separação católica/ protestante na Irlanda do Norte. Nunca imaginei visitar um local em que houvesse um muro para separar as pessoas, esse é o muro da paz. De um lado católicos, do outro protestantes, sua função é proteger de bombas e outras formas de atentados. Triste mas real.
Uma das famosas pinturas, essa faz referência aos voluntários e são a favor de permanecer como Reino Unido, vendo a Irlanda (Eire) como caminho para a guerra, figura inferior lado direito.
Mais pinturas nos muros de Belfast, mas nesse havia até propaganda de taxi. (rs)
Esse é um dos locais que mais sofreram em Belfast, o hotel Europa. Já foi considerado o hotel mais bombardeado da Europa, após 1998 quando foi assinado o Acordo de Belfast a situação melhorou e a cidade começou a ser revitalizada. Essa semana, porém, alguns moradores foram retirados de suas casas (sem previsão de retorno) pois uma bomba foi encontrada em um bairro próximo.
Para finalizar com a capital da Irlanda do Norte, comecei a noite tomando sol em frente à prefeitura. Depois de  aproveitar bem o dia, voltei na rodoviária e embarquei no primeiro ônibus para Dublin, às oito da noite.
É bem clara, infelizmente, a divisão religiosa na Irlanda do Norte e o processo de paz está em andamento, mas acho que nunca chegarão a um acordo afinal. Interessante que muitas pessoas penduram a bandeira da Irlanda em suas casas e mesmo nas ruas é bem comum vê-la, ao chegar na primeira cidade na Irlanda do Norte não sabia se havia ou não cruzado a fronteira, pois havia só bandeiras da Irlanda e propaganda de um dos partidos da República da Irlanda. E bandeira do Reino Unido é coisa rara (rs)

Até a próxima!

5 comentários:

Daniel disse...

Em relação a trabalho, teve alguma impressão?

Anônimo disse...

que legaal!

Sávio disse...

Olá Andressa!

É verdade, uma viagem que vale a pena :)

Abraços

Savio

Unknown disse...

Adorei saber mais sobre Irlanda do Norte,meu irmão esta participando de um campeonato de fisiculturismo na Irlanda,mas ainda nao teve tempo tirar fotos de lugares lindo,por isso adorei ver que vale a pena visitar.

Sávio disse...

Olá!

Vale a pena sim, ainda mais com o novo museu to Titanic