sábado, 9 de abril de 2011

Dublin: UNESCO City of Literature

Olá a todos!

Dublin, Cidade da Literatura. source
Dublin é uma cidade é uma cidade relativamente pequena, capital da Irlanda é diferente do resto do país, suas vantagens, desvantagens, é bonita e feia ao mesmo tempo. São características próprias e uma grande cidade por assim dizer. Não é como Paris, Roma ou Barcelona, parece com Londres, nada mais natural pois era parte do Reino Unido, mas não é uma "cópia" (como dizem) desta também. Dublin fica ali no cantinho dela, tímida mas com grande potencial, chama a atenção dos turistas e visitantes que todos os dias estão na O'Connell, na Grafton, na Trinity com suas poderosas câmeras. Resumindo, Dublin é uma cidade que possui identidade própria.

É berço de grandes escritores até hoje, bons o bastante para conferir à cidade o título de Cidade da Literatura. É a quarta cidade, as outras três são Edimburgo (Escócia), Melbourne (Austrália) e Iowa (Estados Unidos). Orgulho para os Dublinenses, não é? E não é para menos! Foram quatro Prêmios Nobel de Literatura para escritores daqui: George Bernard Shaw, W.B. Yeats, Samuel Beckett and Seamus Heaney e não para por aí. Dublin é berço de autores reconhecidos internacionalmente, quem nunca ouviu falar, leu, aprendeu na escola/ faculdade ou não assistiu algum filme ou peça baseados em alguma obra de Johnattan Swift, Cardinal Newman, Oscar Wilde, Sean O'Casey, Denis Johnson, Flann O'Brien, Brendan Behan ou Jennifer Johnston além de James Joyce, claro!
Estátua de James Joyce no centro de Dublin. source
Esse ano o The Man Booker Prize (um prêmio conferido aos melhores escritores de ficcção atuais na Irlanda e Reino Unido) veio para Iris Murdoch, Roddy Doyle, John Banville e Anne Enright, esta última se saiu com uma sábia frase: "In other towns, clever people go out and make money. I Dublin, clever people go home and write their book" (Em outras cidades, pessoas inteligente saem e fazem fortuna. Em Dublin, pessoas inteligentes vão para casa e escrevem livros", tradução minha).
Chester Beatty Library em Dublin. source

Durante todo o ano há diversos festivais e feiras relacionados à literatura como o Dublin Book Festival ou Dublin: One City, One Book em que o principal objetivo é encorajar todos a lerem o mesmo livro e a obra desse mês é Ghost Light, do (irlandês, claro!!) Joseph O'Connor.

Eu acho tudo isso bem bacana e confesso que apesar de ser tradutor e intérprete, não gostava de ler em inglês mas já me acostumei e estou no segundo livro :)

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Nenhum comentário: