sábado, 22 de janeiro de 2011

Tempo na Irlanda

Olá! :)


Hoje vou falar de um dos fatores mais importantes na escolha de um programa de intercâmbio, o clima! A Irlanda é famosa pelo seu clima instável. Temos aqui dias gelados, frios, ensolarados (ainda assim frios!), com MUITO vento, neve, chuva, garoa... Enfim, acho que isso dá uma ideia do que temos aqui. Eu, definitivamente, não nasci para morar num país topical, mas em um abençoado por Deus e frio, igual aqui :)

Aqui na Irlanda as quatro estações são levadas ao pé da letra, inverno é inverno, verão é verão e as outras são estações de transição, ponto! Outro fato é que como estamos no hemisfério norte as estações são opostas às do Brasil, ou seja, enquanto é verão aí, aqui é inverno. No meu caso eu peguei dois outonos e dois invernos, estou esperando o verão ansiosamente ;)

Mas como é o clima irlandês?
Esse ano foi bem incomum, assim como está sendo no Brasil com tanta chuva. Estamos passando por um inverno rigoroso! Pela primeira vez nevou em novembro (ainda outono) e houve mais neve ainda em dezembro. Atingimos temperaturas recordes como no natal, quando chegamos a -15°C.
Mas calma, o clima "normal" irlandês no inverno é de muito vento e chuva com temperaturas oscilando entre 3°C e 8°C, o que não é tão frio! Acreditem. Até -5°C é muito frio, depois fica tão gelado que tanto faz ahaha

O pior mesmo são os dias curtos com cara de fim de tarde. Entre novembro, dezembro e janeiro prepare-se para ter apenas 6 horas de sol por dia, porém aos poucos ficam mais longos a partir de meados de janeiro.

Já na primavera, as temperaturas oscilam 7°C e 17°C, considero calor já e bem agradável depois de passar o inverno com o pé gelado! A partir da primavera os dias já ficam bem mais longos, com o pôr-do-sol por volta das 9 da noite.

O verão é o que há de melhor, além de não ser tão quente, com temperaturas entre 12°C e 19°C (embora em 2010 tenha chegado a 28°C) os dias são realmente bem longos, sendo o oposto do inverno com 18 horas de sol e 6 de noite :)
Isso mesmo, sol se põe só depois das 22h, o que nos garante noites claras e em proveitosas.

Por fim, o outono, abrindo caminho para o inverno de dias frios e curtos. Ainda assim, é uma estação bastante agradável com dias relativamente longos (igual horário de verão no Brasil) e temperaturas amenas.
Médias e registros mensais de Dublin baseados nos últimos anos. Note como a chuva é bem distribuída ao longo do ano. source
Chuvas
Antes de vir para a Irlanda eu li vários relatos de que aqui chove todo dia, venta muito (às vezes a chuva vem na horizontal) e que, obviamente, não faz sol. Minha experiência até o momento foi:

- Não chove tanto quanto dizem, aliás chove muito menos aqui do que em São Paulo. Ocorre que a chuva é distribuída ao longo do ano em vez das tempestades de verão brasileiras;
- Visto que não chove tanto assim (faz mais de uma semana que não chove aqui), os últimos dias foram de sol e céu azul (embora frios, não esqueçam!);
- Quado chove, chove o dia inteiro. ou seja, chove, para, começa de novo, para, mais forte, para, mais fraco, para, garoa, chuva, mais chuva, para. E assim vai, deu pra entender né?
- Se o tempo está nublado e com vento, ande com capa de chuva! Pode chover a qualquer momento, como pode não chover! Eu não gosto de carregar peso na mochila, então ando sem e nunca me molhei. Com o tempo vocês pegam a manha do tempo irlandês (se for de São Paulo, já vem doutorado nisso :)
- Se estiver ventando, esqueça o guarda-chuva, ele vai quebrar! Acredite, ele vai virar e quebrar.
- O que eu falei é válido para Dublin. Apesar e ser um país pequeno, a Irlanda possui climas e temperaturas bem distinstas dependendo da região. No oeste, por exemplo, chove muito mais do que aqui no leste =)

Então, para quem não gosta o frio, avalie bem. Para quem gosta, a Irlanda é um prato cheio. E, de qualquer forma, os pubs, lojas e as casas são bem aquecidas ;)

Espero que tenham gostado, até a próxima!

16 comentários:

Rodolfo Collin disse...

Você é dos meus. AMO o frio e nao tenho dúvidas de que eu nao vou sofrer com o clima da Irlanda. Chuva é, de fato, chato, mas aqui em SP a gente está tão acostumado que talvez nem fará diferença.
Terça feira eu to aeeee!
Abss ;)

Sávio disse...

E, Rodolfo!!

A ansiedade está grande hein! O frio está be gostoso agora =)

Até semana que vem! Mande notícias ;)

Postador disse...

Cara!!! nao vi em nenhum blog explicação tao boa sobre o clima irlandês......
Legal!! parabéns pelo blog....

embarco para Dublin dia 25 de fevereiro....
ansiedade a flor da pele..rs

um abraço!!

Sávio disse...

Olá Cris!

Pois é, e esse é assunto que dá o que falar quando se trata de Irlanda, não é?

A ansiedade fica cada vez maior, mas venha com tudo que o verão e s eus dias loooooongos estão te esperando!

Abraços,

Sávio

Unknown disse...

Adorei ter lido isso! paulistana nata, nenhuma novidade! Li sobre vc no vida na irlanda da Tarsila, adorei os dois! Quero ler tudo! To chegando em Abril, se Deus quiser. Um gde abraço!

Sávio disse...

Oi Estela!

Obrigado pelo comentário!

Pois é, sendo paulistana nata já da de Dublin. O tempo aqui chega a ser menos instável do que na capital paulista :)

Desde já seja bem-vinda e qualquer dúvida, só escrever.

Sávio

Anônimo disse...

Obrigada por abrir os horizontes para mim.
Sou de São Paulo.
Depois do que li aqui eu resolvi me abster de viajar para Dublin no dia 12 de dezembro próximo.
Mas tenho certeza de que irei aí um dia. É um dos países que mais desejo conhecer.
Obrigada pela dica.
Natália Blanco

Sávio disse...

Olá Natália!

Por nada! Fico feliz que ajudei! Você saberá qunando é a hora certa e aproveitará bastante! A Irlanda realmente é um país encantador, então não deixe de vir quando puder :)

Abraços

Marcondes

Anônimo disse...

já morei na irlanda do norte isto tem três anos já, mas e estou querendo volta mais não sei como esta a situação climática , financeira e estrutural do país. gostaria que você me desse algum tipo de informação. Muito obrigada pela a atenção!

Fernanda Cintra.

Sávio disse...

Olá Fernanda!

A situação economica na Europa não está nada boa, inclusive no Reino Unido. Está bem difícil mas ainda é possível encontrar emprego. Quanto ao clima, está bem incomum, desde o último ano alguns recordes foram quebrados como neve em novembro, o inverno mais frio da história. Este ano foi o verão mais frio dos útimos 40 anos, setembro e outubro porém foram os mais quentes da história. No momento, começo de novembro as temperaturas andam sempre acima dos 10 graus, bem incomum para a época e espera-se um inverno bastante rigoroso. Vamos ver.

Qualquer dúvida, basta avisar!

Até mais

Izabel Fidelis disse...

Olá Savio! Meu nome é Iza e vou passar férias em Dublin. Chego no dia 16 de outubro e queria saber sobre o clima: devo levar casacos, sobretudos e luvas? Desde já agradeço!

Sávio disse...

Olá Izabel,

Em outubro já faz bastante frio na Irlanda para os padrões brasileiros com temperaturas na casa dos 5 a 10 a noite com 12 a 15 durante o dia. Podem haver raros picos para mais ou menos. Não desconsidere o vento e a chuva, que embora não sejam tão frequentes quanto nós vemos na internet, existe sim, derrubando ainda mais a temperatura. Leve casacos, mas se for fazer compras lá, vá de mala vazia para voltar de mala cheia, pois já estarão nas prateleiras a coleção inverno deles.

Abraços

Sávio

Vaneri disse...

Oi Salvio !
Muito grata por informaçoes tao preciosas.
Tenho um grupo de amigos e estamos marcando uma viagem para Irlanda para 5 a 24 de setembro de 2016.Vamos conhecer os pontos historicos e queremos muito ficar ao ar livre
Setembro dá para curtir ? Será que pegamos muita chuva e frio? Ainda teremos dias longos? De quantas horas de sol ?

Desculpe tantas perguntas, mas afinal de contas é uma viagem cara e queremos aproveitar o maximo que pudermos
Agradeço muito a sua ajuda e seu olhar e possiveis sugestoes.
Um abraco

Sávio disse...

Oi Vaneri!

Por nada, que bom que você gostou do blog! Com certeza eu entendo que é bacana ter em mente o que vamos encontrar antes de começar uma viagem, ainda mais uma tão importante para vocês.

Setembro é uma época muito boa, inclusive esse ano que está mais ensolarado já que o verão foi péssimo com muita chuva. As temperaturas são agradaveis e com sorte vocês pegam um 'late summer heat' :)

Os dias são sim relativamente longos, o sol tem se posto por volta das sete e meia e oito da noite.

Espero que isso ajude e se tiver mais dúvidas, fique a vontade para perguntar!

Abraços

Vaneri disse...

Savio.
Você ajudou demais.
Estamos montando um grupo. Estudando mitologia celta e nos empenhando para esta viagem.
Será um prazer se pudermos encontra- lo em algum momento.
Um grande abraço

Sávio disse...

Vaneri,

Que bom que deu tudo certo então! Fantástica ideia, espero um dia encontrar vocês então!

Grande abraço