sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dublin: One City, One Book

Olá!!

Eu já comentei com vocês que adoro ler, não é? Não é a toa que eu cursei tradução e interpretação, bons tempos da faculdade... nas férias em vez de viajar eu aproveitava para ler livros que foram mencionados durante o semestre. Dublin ganhou o título de Cidade da Literatura pela UNESCO e possui diversos festivais!

Para completar, todo ano um livro é eleito para ser lido no mês de abril por todos, baseando-se nele eventos se desenrolam durante todo o mês, falta de incentivo à leitura não falta não é mesmo? Esse evento é chamado Dublin: One City, One Book (Dublin: Uma Cidade, Um Livro).

Dubliners de James Joyce foi publicado em 1914 no auge do nacionalismo irlandês. source

O livro desse ano é Dubliners (Dublinenses) de James Joyce, escrito em 1914 é a primeira obra de Joyce composta por 15 contos que ilustram a vida e o cotidiano da vida dublinense no início do século XX, época em que o nacionalismo irlandês estava no auge, a Irlanda passava por grandes mudanças com a valorização da cultura local, essa visão nacionalista antecedeu o Levante de Páscoa de 1916.

Leitura imperdível de um dos maiores autores irlandeses e nada melhor que um bom livro para aprender mais um pouquinho da história e cultura irlandesa! Onde comprar o seu? Eu comprei no meu na Chapters da Parnell Street, ao lado do Tesco, pela bagatela de €2.99! Então não tem desculpa para não ler, hein!

A programção de eventos pode ser obtida aqui.

Até a próxima :-)

2 comentários:

Cristiane Veiga disse...

Ja que vc gosta de ler, leia "ma, he sold me for few cigarettes". Nao lembro o nome da autora... eh Marta alguma coisa. Eh tipo uma auto biografia da Marta quando ela era crianca. A historia se passa em Dublin, uma historia que faz chorar!!! E da pra entender um pouco da vida do lado pobre de Dublin. Vale muito a pena, mas tem que ter coracao forte, a leitura eh envolvente e triste.

Sávio disse...

Oi Cris,

Certeza que vou ler, já está na lista! :)