quarta-feira, 18 de maio de 2011

Visita da Rainha, mudanças na relação com a Irlanda?

Olá a todos!!

Nos últimos dias só se fla na visita da Rainha Elisabeth II à Irlanda, e não é para menos! A última vez que um monarca pisou em terras celtas foi o avo dela, o Rei George V, há 100 anos! Ou seja, antes da independência da Irlanda, então essa é a primeira vez que um monarca britânico visita a República da Irlanda.

Essa visita tem causado várias controvérsias entre os irlandes pois muitos apoiam e acham que será importante e muitos acham praticamente uma afronta a Rainha vir aqui depois de tudo que aconteceu. Eu, particularmente, acho que será bom trazer novos ares e notícias para a Irlanda além da crise, pode se bom para mostrar que a Irlanda está preparada, que é importante e ainda pode trazer mais turistas e a Irlanda precisa de uma forcinha a economia.
Rainha Elisabeth II visitará a Irlanda entre os dias 17 e 20 de maio. source
O Reino Unido não é santo, mas tanto como Portugal que explorou o Brasil e também nunca foi bonzinho, são países que exploravam os mais fracos. Infelizmente aconteceu mas é passado, embora aqui seja mais recente e parte da ilha ainda permaneça como UK, mesmo assim existe o processo de paz e esperemos que tudo dê certo para os irlandeses.

Outro ponto bem legal levantado pela imprensa, e que é verdade, é que a Irlanda é praticamente "irmã" do Reino Unido, não apenas em termos políticos, mas sociais. Falam a mesma lingua, assistem aos mesmos programas de televisão, leem os mesmos autores, além de que muitos e muitos britânicos vivem aqui e tem ascendência aqui e vice-versa.

Mais uma lição para a Irlanda e para o Reino Unido, tão próximo e tão distantes, espero que a visita aproxime os dois.

Até a próxima!

4 comentários:

Felipe disse...

Olá Sávio!

Acabei de descobrir seu blog, andei vendo seus posts e fiquei impressionado com o conteudo de informações...mto legal mesmo...parabens!

Eu sempre tive interesse em realizar um intercambio para Irlanda mas comecei a faculdade aqui e não quis trancar, porém como me formo no fim deste ano estou novamente ''mexendo os pauzinhos'' para viabilizar essa viagem no começo do ano que vem.


Vou ficar antenado à mais dicas, pois estou com duvidas ainda quanto ao meu destino e apesar de preferir a Irlanda, o cenário de crise(conforme seus posts anteriores) me assusta, mas tenho a esperança que cada vez mais as coisas melhorem por ai, e quem sabe em 2012 a situação não seja mais favorável né?...

Boa sorte p/ vc ai....

Abs!!

Sávio disse...

Olá Felipe!

Obrigado pelo comentário e pelos parabéns!

Eu fiz o mesmo que você, resolvi terminar a faculdade e não vir com nada "pendente" por assim dizer.

A crise está feia aqui na Irlanda mas as coisas melhoraram por causa do verão que está chegando, mas é coisa temporária. Creio que em 2012 a situação esteja melhor sim, mas nada como esperar para ver, né? Até lá vou manterei vocês informados.

Abraços,

Sávio

BabiFertonani disse...

Oi Sávio, tudo bem?!
Morando aqui na Irlanda eu acumulo tanta informação que resolvi fazer um blog também!
Coloquei você nos meus favoritos OK, espero que não se importe!

Se quiser dar uma olhada: http://cityof-blindinglights.blogspot.com/

beijos

Sávio disse...

Olá Babi,

Tudo ótimo e você? Desculpa a demora, mas a vida anda tão corrida com trabalho e procurando gente pra colocar na casa que acabei ficando sem tempo mesmo! Adorei seu blog e dedicarei parte do meu escasso tempo para lê-lo, com certeza!

Adorei o título e já faz parte do meu blogroll, ok?

Abraços

Sávio