segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Imigração

Esse deveria ser um dos primeiros posts mas não achei tão relevante quanto emprego, casa ou a chegada em Dublin. Na verdade é tudo muito simples e nunca soube de gente que teve problemas na imigração, tenho  amigos que chegaram sem a carta da escola, mas tudo se resolveu rapidamente.

Eu cheguei em Dublin e me dirigi para a fila, são duas EU (europeus) e Non-EU (não europeus) e lá fui eu com passaporte, carta da escola e carta de acomodação na mão. Depois de tantas horas a gente fica um caco, mas eu estava bem animado. O funcionário me chamou, a cara dele não era muito amigável mas tudo bem... ele olhou a carta da escola, passaporte, ligou na escola para confirmar minha matrícula e ficou falando um tempão. Depois peguntou o que vim estudar e eu respondi: inglês!

Só isso, nem doeu! Ele saiu da cabine e eu pensei "ferrou!", depois voltou com um papel informando onde eu deveria tirar o GNIB. Além disso ganhei um carimbo no meu passaporte :)
Uma das cabines de imigração no aeroporto. source
Em Amsterdã há um controle na porta da aeronave, eles perguntaram "por que Dublin" e eu respondi "para estudar inglês", e já fui liberado.

Simples assim!

Até a próxima!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ola Savio, estou pensando em ir para Dublin, e seu blog esta me ajudando muito a me decidir se vou ou nao, seu post tem exclarecido muitas duvidas minhas, mas ainda estou um pouco receosa..
Em relacao a arranjar a moradia eu li seus posts mas ainda tenho duvidas, pois estou com medo de nao conseguir.. estou indo sozinha e pretendo estudar na Delfin e como quero ir em janeiro e decidi isso faz pouco tempo nao pude fazer amizades por orkut e etc.
Meu e-mail eh: beatricebento@hotmail.com Por favor me de uma luz..
Eh possivel que eu arranje minha proxima moradia na propria escola?
Delfin eh uma boa escola?
O visto soh pode ser tirado ai? nao da para sair com o visto jah do Brasil?
Obrigada!

Sávio disse...

Olá Beatrice (é assim mesmo?)!

Tudo bem? Essa fase é pura ansiedade mesmo, mas fique tranquila! Fico feliz que o blog tem lhe ajudado a decidir fazer seu intercâmbio, então vamos por partes.

Pesquise ao máximo sobre a sua escola, não posso opinar pois não estudo lá ou conheço pessoas que estejam nessa escola. O Orkut e outros blogs são fontes ricas de informações, mas avalie bem os comentários pois é comum haver muitas reclamações por detalhes, por exemplo, o banheiro não tinha papel. Isso é uma falha, mas não quer dizer que a escola seja ruim ;)

Veja com sua agência ou com a escola, caso esteja fechando diretamente, sobre a acomodação. Normalmente é perto da escola se for residência estudantil. Se for casa de família costuma ser mais distante. Moradia aqui é relativamente fácil, venha com duas semanas que é mais do que suficiente. Use e abuse do Daft (www.daft.ie). Dê uma olhada também no post sobre encontrar um lar em Dublin, http://irishexp.blogspot.com/2010/10/procurando-um-lar-em-dublin.html

Já o visto, só pode ser tirado aqui, mas é muito simples! Leia o post sobre a documentação passo a passo, o visto de estudante é o GNIB e pode ser tirado rapidamente. http://irishexp.blogspot.com/2010/11/chegando-na-irlanda-documentacao-passo.html

Espero que tenha ajudado e se precisar basta avisar!

Abraços,

Savio

Rodolfo Collin disse...

Na hora que ele saiu da cabininha, se fosse comigo, eu ficaria com muito medo. hehehehe.
Eu vou por Amsterdã tbm. Tem uma fichinha pra preencher no avião? Quando fiz uma viagem internacional (pro Chile - TAM) tive que preencher e nem entendi o porque. :|

Abs!

Sávio disse...

Olá Rodolfo!

Pois é, eu fiquei com o pé atrás, pensei "ele vai me levar pra salinha" hauhauhau
Não tenho muita sorte com imigração...

Quanto ao formulário, não entregaram nada. Porém ouvi dizer que eles entregam, vai ver dei sorte nesse quesito. rs
Quando estive em Paris em 2008 eles entregaram os formulários, talvez não haja um padrão!
Quano chegar aqui conte como foi seu voo ;)

Abraços

Savio

Rodolfo Collin disse...

Claro, contarei tudo no blog também. Falta um mes! :)))

Sabe que eu sonho todos os dias com o Phoenix Park... hahaha

Abs

Sávio disse...

Acredito sim Hahahaha
Ele fica aqui perto de casa quando chegar avisa que a gente vai lá =)

Abraços

Savio