quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Passagem aérea

Chegando no terceiro passo da compra do intercâmbio (veja mais aqui e aqui) vem a passagem aérea, afinal ninguém quer atravessar o Atlântico nadando, não é?

O fato de ser agente de viagens foi uma mão na roda, mesmo assim, eu não pude reservar e emitir meu bilhete pois é tarifa de estudante e quem faz isso é a sua agência de intercâmbio ou você mesmo emitindo direto na companhia aérea.
Não há voos diretos do Brasil para a Irlanda, então temos que pesquisar as companhia aéreas com melhor preço, em geral são a Ibéria, KLM e Air France com conexão nos seus países de origem: Espanha, Holanda e França respectivamente. As tarifas vão variar dependendo de cia. e da data de embarque, o ideal é escolher uma data, sentar na frente do computador e pesquisar preços no dia escolhido, alguns dias antes e depois. O que estiver mais econômico, provavelmente será o escolhido.


A hora da reserva
Quanto antes, melhor! Só assim é possível garantir o melhor preço. Como funciona? Todas as cias. "dividem", por assim dizer, o avião em classes de preços. Como assim? Tem a primeira classe, executiva, econômica e estas são sub-dividas em preços, então aquele preço camarada são, vamos supor, para dez lugares apenas. Os dez primeiros compradores são os sortudos e depois vem mais dez lugares por um preço mais alto e assim sucessivamente, por isso, quando seu agente de viagens diz que quanto antes, melhor, acredite. :)

A compra da passagem deve ser feita com antecedência.
Como estudante, temos algumas regalias como isenção de taxas por alteração e período de retorno de um ano por um preço bem camarada. Caso opte por comprar na agência, ela fará todo o processo e você recebe o bilhete prontinho (mas é mais caro). Se optar por fechar pela companhia, deverá entrar em contato e pedir a reserva informando que você é estudante. Feita a reserva, a companhia lhe dará um prazo de cinco dias aproximadamente para pagar a reserva. Nesse tempo a agência/ escola deverá encaminhar a carta da matrícula e, finalmente, com a carta na sua mão (ou no seu computador), entre em contato novamente com a companhia aérea e encaminhe a carta por fax ou por e-mail, assim que receberem você poderá pagar e o bilhete é enviado para o seu e-mail. Depois é só marcar o assento no site da companhia aérea.

Parece complicado, mas é bem simples e rápido. Eu optei pela KLM pelo preço, pelos serviços que em geral são elogiados e pelo atendimento da equipe que foram bastante atenciosos. A conexão será em Amsterdã e até lá é só aguardar.

Links úteis
http://www.klm.com/
http://www.airfrance.com.br/
http://iberia.com.br/br/  

4 comentários:

Anônimo disse...

fala veio. Massa o blog, to adicionando na minha lista!
abraços

http://goiabeirairish.blogspot.com/

Sávio disse...

Obrigado! Estou adicionando o seu também.

Um abraço

Stefania Talita disse...

Bom dia!!

Estou com uma duvida. Quanto de dinheiro é necessário levar inicialmente? Gostaria de ir com meu marido e somos estudantes.

Stefania

Sávio disse...

Ola Stefania!

É necessário vir com €3,000 por pessoa para comprovar na imigração. Porém é bom vir com um valor a mais visto que no início vocês terão gastos diversos e o valor ficará "preso" alguns dias no banco :)
Dê uma lida nesse post: http://irishexp.blogspot.com/2010/11/chegando-na-irlanda-documentacao-passo.html

Abraços

Sávio