quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Trabalhando com europeus

Olá!!

Uma das maiores experiências de estudar e trabalhar no exterior é o intercâmbio cultural, não tem preço o quanto a gente aprende seja pelo lado ou ruim.

Onde eu trabalho há gente de tudo que é lugar, especialmente do leste europeu mas há ingleses, irlandeses, hermanos, outros sul-americanos e assim vai! E há brasileiros também, mas coisa rara é vê-los...

O primeiro choque é a língua, claro, no começo você sempre fica de lado pois o normal é eles conversarem entre eles na língua deles e como eu disse que nunca vejo os brasileiros, eu sobrava. Falemos com o argentino então haha

Choque cultural na figura acima. source
O bacana é que com o tempo e como bom brasileiro você acaba cativando eles (o contrário nunca ocorreu viu) e assim eu fiz grandes amigos no trabalho, mas o choque cultural não termina aí. O temperamento as vezes é bem difícil, eles são mais diretos e é algo que deveríamos aprender com eles! Não gostou, fale na hora, mostre que não gostou e pronto. Passou 30 segundos está tudo certo :)
Melhor do que passar a mão da cabeça e se estressar, não falo somente no trabalho mas de um modo geral.  Ao mesmo tempo não é nada bacana perguntar como a pessoa esta e ela responder 'ruim' e sair sem falar mais nada e depois falar com você como se nada tivesse acontecido, choque cultural né?!

Mas aprendemos a lidar com tudo isso e eles conosco também, manter o bom humor mesmo quando nem tudo está bem ajuda e somos bons nisso, já me renderam bons elogios por sorrir sempre e estar de bom humor assim como você acaba levantando o astral deles também!

Agora o banho... ahhh nem todo mundo gosta de um banho ou desodorante e aí você tem que saber lidar com a situação. Como? Acostume-se com o cheiro e siga em frente, afinal a opção é deles e a gente tem que respeitar, ponto final. Choque cultural :)

Aliás, isso é motivo para outro post! Olha, nesses ultimos dois anos aprendi bastante e ainda tem muito o que aprender com eles, o intercâmbio continua e a troca de experiências também.

Até a próxima!

Nenhum comentário: