quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Emprego na Irlanda.

Eis que surge a maior das questões: Emprego! Será que consigo? E se não conseguir? Bom, isso foi o que me deixou mais inseguro, mas hoje é o oposto. Para quem está nessa pilha, sugiro que continue lendo.

Não é segredo para ninguém que para se manter tanto tempo fora e pagando em uros, vai ter que trabalhar (exceto se você levar muitos uros). Até onde pesquisei, não soube de nenhum caso que alguém voltou porque não conseguiu emprego, mas a insegurança vem assim mesmo e mexe conosco.

Bom, depois de fechar tudo (detalhes nos posts anteriores) resolvi procurar emprego antes do embarque. Li várias dicas no Vida na IrlandaE-Dublin e Santo Irish, montei meu currículo, fiz cover letter, me cadastrei nos diversos sites de emprego na Irlanda e comecei a mandar para as vagas em que tenho experiência.
Há vagas de emprego na Irlanda, procure antes de ir! fonte 
A notícia boa
12 de agosto, 5 da manhã. Meu celular toca e algo me dizia que era bom (e era)! Uma doce voz falando em inglês (da Inglaterra) pediu para falar com o "Sr. Marcondes Sávio". Caiu a ficha, respondi que era eu e o que podia fazer por ela, a conversa levou menos de, mas maravilhosos, dois minutos. Nesse interim fui informado sobre uma vaga disponível, sobre a empresa (que não entendi o nome e fiquei sem jeito de pedir para repetir) e fui questionado quando chegaria em Dublin. Expliquei que iria daqui a um mês e a resposta foi um "Perfect!" (Quase caí nessa hora). Ficou combinado de eu entrar em contato assim que pisar em terras celtas. Depois disso eu quis acordar a casa inteira, mas me contive, deitei e não dormi mais.

Bom, né? Maravilhoso!! E o melhor é que isso pode acontecer com você que também que está indo e está nessa pilha da insegurança.


Não esqueça! Isso pode acontecer com qualquer intercambista, desde que ele se informe ao máximo sobre o país como um todo, e se prepare antes de entrar no avião em vez de se acomodar e resolver tudo no destino. Ser otimista sempre ajuda muito, embora haja na experiência o medo e a ansiedade, tem que se manter sempre de cabeça erguida e se a sorte não aparecer na primeira entrevista, pode vir na segunda, na terceira ou na quarta vez. Depois de tudo isso, não vale se acomodar, tem que continuar pesquisando sobre o mercado de trabalho, empresas, entrevista para cargos semelhantes e etc a fim de estar preparado.


Para mim esta é uma ótima oportunidade, quem sabe a primeira de muitas, e essa viagem é a realização de um sonho que abrirá portas para ser o que mais quero e gosto, ser intérprete. E se isso não for possível, também está ótimo!!


Após a entrevista, contarei o desfecho dessa história!

Para saber mais sobre essa história, leia o post Abrindo portas para empregos na Irlanda.

4 comentários:

Cristina Lima disse...

Poxa, que massa! Parabéns!

Sávio disse...

Obrigado, Cris =)
Agora é só esperar (haja paciência. rs)

Crisna disse...

Você já sabia falar inglês? Para quem nõ tem muita noção, o que você aconselha?
bjs

Sávio disse...

Oi, Crisna!

Eu já falo inglês avançado para fluente e já trabalhei como intérprete, que é a área da minha formação. Eu aconselho você começar a estudar inglês, em casa mesmo para poupar seu $$. Até o seu embarque pelo menos o básico você terá.