Olá!!
Uma das maiores experiências de estudar e trabalhar no exterior é o intercâmbio cultural, não tem preço o quanto a gente aprende seja pelo lado ou ruim.
Onde eu trabalho há gente de tudo que é lugar, especialmente do leste europeu mas há ingleses, irlandeses, hermanos, outros sul-americanos e assim vai! E há brasileiros também, mas coisa rara é vê-los...
O primeiro choque é a língua, claro, no começo você sempre fica de lado pois o normal é eles conversarem entre eles na língua deles e como eu disse que nunca vejo os brasileiros, eu sobrava. Falemos com o argentino então haha
Choque cultural na figura acima. source |
O bacana é que com o tempo e como bom brasileiro você acaba cativando eles (o contrário nunca ocorreu viu) e assim eu fiz grandes amigos no trabalho, mas o choque cultural não termina aí. O temperamento as vezes é bem difícil, eles são mais diretos e é algo que deveríamos aprender com eles! Não gostou, fale na hora, mostre que não gostou e pronto. Passou 30 segundos está tudo certo :)
Melhor do que passar a mão da cabeça e se estressar, não falo somente no trabalho mas de um modo geral. Ao mesmo tempo não é nada bacana perguntar como a pessoa esta e ela responder 'ruim' e sair sem falar mais nada e depois falar com você como se nada tivesse acontecido, choque cultural né?!
Mas aprendemos a lidar com tudo isso e eles conosco também, manter o bom humor mesmo quando nem tudo está bem ajuda e somos bons nisso, já me renderam bons elogios por sorrir sempre e estar de bom humor assim como você acaba levantando o astral deles também!
Agora o banho... ahhh nem todo mundo gosta de um banho ou desodorante e aí você tem que saber lidar com a situação. Como? Acostume-se com o cheiro e siga em frente, afinal a opção é deles e a gente tem que respeitar, ponto final. Choque cultural :)
Aliás, isso é motivo para outro post! Olha, nesses ultimos dois anos aprendi bastante e ainda tem muito o que aprender com eles, o intercâmbio continua e a troca de experiências também.
Até a próxima!
2 comentários:
Oi Sávio, bem que você poderia dar um update pra gente né? Está na Irlanda? Na Europa? Em qual lugar do mundo?
Olá Guilherme,
Obrigado pelo comentário! Com certeza acho que vale um novo post! Aguarde que escreverei em breve.
Abraços,
Savio
Postar um comentário