quinta-feira, 5 de abril de 2012

Easter Rising 1916

Olá!!!


A páscoa está chegando, muita gente "preocupada" com chocolates e feriado, na Irlanda essa é uma época muito importante marcada por eventos que aconteceram no início do século XX que levaram à independência e criação da República da Irlanda. Para quem não sabe, na Ilha da Irlanda estão dois países e mais detalhes você pode ver aqui.

Em 24 de abril de 1916, segunda-feira de páscoa, o General Post Office (GPO) foi tomado por sete irlandeses e ali proclamaram o estabelecimento da República da Irlanda além de se autonomearem como governantes provisórios do novo Estado. Alguns desses nomes são comuns a nós, Patrick Pearse, o qual assinou a Proclamação, Tomas Clarke, Sean Mac Diarmada, James Connolly, Thomas MacDonagh, Eamonn Ceannt e Joseph Plunkett. Além do GPO outros edifícios importantes foram tomados no centro de Dublin, como as Four Courts, Boland's Mills, Jacob's Factory, the South Dublin Union entre outros pontos estratégicos, eles falharam, porém, no Dublin Castle, o que foi crucial para que seus planos não dessem certo mais a frente.

Proclamação de Independência da Irlanda. source
Forças britânicas foram para lutar contra os rebeldes e os conflitos duraram a semana inteira destruindo edifícios importantes em Dublin e no domingo seguinte o número de mortos, a maioria civis, chegou a 2,000 pessoas! No dia 29 de abril, a enfermeira Elizabeth O'Farrell, foi enviada com uma bandeira da Cruz Vermelha para informar ao General Lowe que Pearse desejava se entregar e naquela tarde ele se rendeu. Naquela noite, ele junto com Connolly, Clarke, MacDiarmada e Plunkett passaram a noite no Rotunda Hospital sob vigia da guarda britânica. Ainda naquele sábado o comandante Daly  também se renderam, nas Four Courts.

Execuções
No dia 3 de maio as execuções começaram, Pearse, MacDonagh e Clarke foram executados à tiro pelas tropas britânicas na Kilmainham Jail (vale a visita e outro post!), Outras doze execuções ocorreram nos dias seguintes apesar de protestos na Irlanda, Grã-Bretanha e até nos Estados Unidos! Foram executados os que assinaram a Proclamação junto com Con Colbert, Sean Heuston, Michael Mallin, Michael O'Hanrahan, William Pearse, Sean Mac Bride, Edward Daly e, em Cork, Thomas Kent.

Pearse rende-se com a enfermeira Elizabeth O'Farrell ao seu lado.
Infelizmente não foi dessa vez que a Irlanda tornou-se independente, mas foi o gatilho para a indepedência da nossa querida Ilha! Em 1919, o atual partido político Sinn Féin, fundado por Arthur Griffith, convocou o primeiro Dáil e criaram a República da Irlanda, que não foi aceita (claro!) pelo governo britânico. Começa aí a Guerra da Independência da Irlanda liderada pelo IRA (Velho IRA) até julho 1921 mas foi só em 6 de dezembro do mesmo ano que a Irlanda tornou-se independente, a ilha toda! No dia 8 de dezembro porém a Irlanda do Norte resolve permanecer como parte do Reino Unido.

Pois é, o povo irlandês tem orgulho do seu país e devem ter mesmo, eles passaram por momentos muito trágicos levando à imigração em massa mas mantiveram o orgulho irlandês e lutaram para ter de volta a sua soberância! Parabéns!!

Espero que tenham gostado do post! Até a próxima.

3 comentários:

Talita Venancio Xavier disse...

Oi Sávio, como sempre, posts bem legais e que valem muito a pena ler!
A Irlanda é um país que encanta, e para nós que estamos vivendo este país é sempre bom ficar por dentro das novidades e do acesso à cultura que ela nos oferece! Cheers!

Talita Venancio Xavier disse...

Oi Sávio, como sempre, posts bem legais e que valem muito a pena ler!
A Irlanda é um país que encanta, e para nós que estamos vivendo este país é sempre bom ficar por dentro das novidades e do acesso à cultura que ela nos oferece! Cheers!

Sávio disse...

Oi Talita!

Obrigado pelo comentário! :-)
Exatamente, a Irlanda encanta mesmo e parabéns a você também por se manter informada sobre a nossa ilha :-)
Cheers
Sávio